Conceções e práticas de avaliação formativa. Relato de uma oficina de formação
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4844Palavras-chave:
Formação de professores, Oficina de formação, Avaliação formativa, Investigação sobre a prática, Investigação cooperativaResumo
Recorrendo a uma metodologia de estudo de caso, é aqui descrita a realização de uma Oficina de Formação numa escola privada, sobre os contributos da avaliação formativa para uma educação personalizada e inclusiva, com a participação de 20 professores de todos os níveis de ensino. O objetivo é analisar como é que estas Oficinas, seguindo os princípios metodológicos da investigação colaborativa sobre a prática pedagógica e recorrendo proficuamente ao feedback dialógico, são capazes de alterar a perceção e a prática da avaliação formativa desses professores.
A descrição das estratégias de formação utilizadas nestas Oficinas mostrará como se orientavam (1) a rever as características diferenciadoras do conceito de avaliação formativa, (2) a provocar uma atitude reflexiva dos formandos sobre as suas práticas, (3) a fomentar a partilha de experiências como fonte de novas aprendizagens e (4) a desafiar os formandos a introduzir e valorizar alterações concretas e efetivas da sua prática de avaliação formativa.
Recorrendo a diversos inquéritos e à análise da documentação produzida pelos formandos num processo de investigação cooperativa sobre a prática, será possível conferir, como resultados, a evolução de cada um deles, no modo como compreendem a avaliação formativa e alteram a sua implementação prática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 António Luís Montiel Salas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.