A renovação da caixa métrica: Um recurso potenciador da articulação curricular no 1.º CEB
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i3.3681Palavras-chave:
Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Articulação de saberes, Abordagem manipulatória de materiais, Perfil do alunoResumo
O estudo que se apresenta centra-se na caixa métrica, um recurso ligado à história das salas de aula das nossas escolas e ainda presente nos dias de hoje no espólio de várias instituições escolares.
Assente em diretrizes educacionais e didáticas, a investigação teve como premissa a verificação da pertinência da utilização dos materiais da caixa métrica para abordagens interdisciplinares, tendo sido definido como objetivo de investigação a identificação das potencialidades do uso da balança de dois pratos e do Arduino na articulação de saberes de Matemática e Estudo do Meio. Os recursos referidos permitiram assim criar uma caixa métrica mais atualizada e mais abrangente a nível curricular.
Neste sentido, foi implementado um percurso didático centrado nesses recursos, numa turma do 1.º ano, que permitiu averiguar a articulação curricular nas áreas da Matemática e Estudo do Meio, bem como na Educação Artística.
Relativamente à natureza da metodologia esta é classificada com mista, visto que incorpora características da metodologia quantitativa e da qualitativa.
A concretização das sessões espelhou o desenvolvimento de díspares competências consagradas no Perfil do aluno à saída da escolaridade, bem como permitiu averiguar que os recursos referidos são excelentes instrumentos para a exploração de vários conteúdos programáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.