Educação matemática e deficiência múltipla: o ensino de simetria de reflexão e rotação para um aluno com transtorno do espectro autista e deficiência visual

Autores

  • Juliana de Fatima Holm Brim Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bianca Aparecida Holm de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3500

Palavras-chave:

Inclusão, Ensino da Matemática, Deficiência múltipla, Simetria de reflexão e rotação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência múltipla. O estudo desenvolvido e ora apresentado deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa com a abordagem estudo de caso. Após um levantamento da produção de artigos voltados ao ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência múltipla no Brasil, foi realizada uma investigação com intervenção pedagógica em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede privada de ensino no Estado do Paraná. A turma contava com um aluno com transtorno do espectro autista e com deficiência visual. A intervenção pedagógica planejada e desenvolvida fundamentou-se na visão histórico-cultural. Os resultados da investigação mostram que o uso de diferentes recursos metodológicos para o ensino da matemática contribui para a apropriação dos conteúdos, comprovando que o ensino da matemática inclusivo é possível desde que haja adaptações adequadas.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Holm Brim, J. de F., Holm de Oliveira, B. A. ., & Maciel Pinheiro, N. A. (2020). Educação matemática e deficiência múltipla: o ensino de simetria de reflexão e rotação para um aluno com transtorno do espectro autista e deficiência visual. Sensos-E, 7(2), 103–115. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3500