Novo olhar sobre a prática educativa no 1º. Ciclo do Ensino Básico: “Do real ao virtual”
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3482Palavras-chave:
práticas educativas, trabalho de projeto, realidade, tecnologia digital, articulação curricular, 1º Ciclo do Ensino BásicoResumo
As mudanças atuais impõem que a escola e as práticas educativas se reconfigurem para responderem às exigências destes tempos de imprevisibilidade e mutação. Este artigo pretende compreender como podem as práticas educativas contribuir para a compreensão da realidade e o desenvolvimento de valores e de competências nos alunos que lhes permitam responder aos desafios do século XXI. Optou-se por um estudo de caso, relevando práticas reais num contexto educativo que envolve uma turma de 3º ano, e por uma metodologia qualitativa (focus group) que permite ouvir as vozes das crianças, do professor cooperante e das futuras professoras responsáveis pelas práticas educativas. Recorreu-se à análise de conteúdo como instrumento de recolha de dados. Foram planeadas duas práticas educativas sustentadas na metodologia de trabalho de projeto, incluindo tecnologia digital emergente. Os resultados evidenciam que a metodologia utilizada e os recursos selecionados permitiram uma observação atenta do contexto e a mobilização da informação na construção de conhecimento curricular acrescentando valor ao tema explorado, além de que facilitou a articulação curricular, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno e permitiu a intervenção solidária da turma num contexto próximo que envolveu a comunidade local.