'Escape 2 Educate': a metodologia "Escape Room" no ensino de inglês no 1º CEB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3466

Palavras-chave:

metodologias “Escape Room”, pedagogia da gamificação, inglês no 1º CEB, competências do século XXI

Resumo

Começaram a surgir alguns estudos relacionados com a implementação da metodologia “Escape Room” (Guigon 2018) em contextos de ensino secundário, sendo o seu enfoque a maneira como o uso deste tipo de abordagem pode promover o desenvolvimento das competências do século XXI (Cruz & Orange , 2016), ou seja, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração. No entanto, pouco tem sido investigado sobre os efeitos desta metodologia para alunos do 1º CEB.

Este artigo visa apresentar o projeto "Escape 2 Educate" e discutir a implementação da metodologia "Escape Room" em ambientes de aprendizagem de inglês no 1º CEB. No âmbito deste projeto, os alunos foram trancados dentro de uma sala de aula, e para escapar - e, portanto, ganhar o jogo -, tiveram que superar uma série de desafios usando conhecimentos específicos e competências adquiridas nas aulas de inglês.

Seguindo uma abordagem metodológica etnográfica, observámos práticas baseadas na metodologia 'Escape Room' com um grupo de alunos que se encontram a frequentar inglês no 2o / 3o anos de escolaridade. Durante estas práticas os alunos foram convidados a responder questionários, decifrar enigmas, escrever mensagens, resolver problemas, analisar vídeos de forma crítica, etc.

Os resultados mostram que as tarefas baseadas na metodologia “Escape Room" promovem o comportamento colaborativo entre os alunos, o que, por sua vez, promove a resolução criativa de problemas e o pensamento crítico na sala de aula. De facto, esta metodologia, como uma experiência gamificada que permite que a aprendizagem seja envolvente, significativa e experiencial (Fernández-Corbacho, 2014), pode ser uma maneira muito interessante e divertida de desenvolver competências, não apenas daqueles que aprendem, mas também daqueles que ensinam.

Artigo Completo

Biografia Autor

Mário Cruz, P.PORTO-ESE/ INED

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona Espanhol como Língua Estrangeira, Literaturas e Culturas Hispanoamericanas, Recursos Didáticos no Ensino de Línguas Estrangeiras e supervisiona a prática pedagógica de futuros professores. É também investigador/membro integrado no CIDTFF da Universidade de Aveiro. Sendo profissionalizado nos grupos de recrutamento 120 - Inglês, 220 - Português e Inglês, 330 - Inglês, 340 - Alemão, 350 - Espanhol e 910 - Educação Especial, exerceu como professor em escolas públicas do ensino básico e secundário, desde o ano escolar de 2001-2002 até ao ano escolar de 2013-2014. Também colaborou na Escola Superior de Educação ide Paula Frassinetti (de 2003 a 2012), como Professor Adjunto (equiparado), lecionando Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa, Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva, Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês, Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada, entre outras. É doutor em Didáctica e Formação pela Universidade de Aveiro e mestre em Didática de Línguas (Universidade de Aveiro), Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico (Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação) e Ensino de Inglês e Espanhol no 3º CEB e Ensino Secundário (Universidade de Aveiro). A sua tese de doutoramento e dissertações de mestrado têm como principal enfoques: a hiperpedagogia crítica, a abordagem intercultural e plurilingue, o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e as variedades linguísticas e culturais. Neste momento é coordenador do projeto de investigação CLIL 4 U - implementação, monitorização e avaliação de projetos de ensino bilingue no INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 24 artigos em revistas especializadas, 11 trabalhos em atas de eventos e possui 3 livros e 3 capítulos de livros publicados, para além de ter apresentado 33 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Até ao momento, orientou 22 dissertações de mestrado e 17 monografias de cursos de Licenciatura ou Pós-graduação nas áreas de Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Também tem exercido funções como membro de júris de provas de doutoramento (2), mestrado (43) e monografias de final de curso de Pós-graduação (24). Neste momento, encontra-se a fazer o seu segundo doutoramento em Estudos Linguísticos na Facultad de Filología y Traducción da Universidade de Vigo, onde pertence ao grupo de investigação em Linguística Hispânica

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

Almeida, J., & Cruz, M. (2019). ’Escape 2 Educate’: a metodologia "Escape Room" no ensino de inglês no 1º CEB. Sensos-e, 6(2), 3–19. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3466

Edição

Secção

Artigos