'Escape 2 Educate': a metodologia "Escape Room" no ensino de inglês no 1º CEB

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3466

Keywords:

escape the room methodology, gamification pedagogy, primary English, 21st Century Skills

Abstract

Some studies related to the implementation of the “Escape Room” methodology (Guigon 2018) in secondary school learning contexts have started to emerge, focusing on the way the use of this type of approach could foster the development of 21st century skills (Cruz & Orange, 2016), namely critical thinking, problem-solving and collaboration. However, little has been seen about the effects of this methodology in primary school pupils.

This paper aims at both presenting the ‘Escape 2 Educate’ project and discussing the implementation of an “Escape Room” approach in primary English learning settings. Within the scope of this project, pupils were locked inside a classroom, and in order to escape – and therefore win the game –, they had to overcome a series of challenges using specific knowledge and skills acquired in English lessons.

By following an ethnographic methodological approach, we observed practices based on the ‘Escape Room’ methodology with a group of pupils learning English in the 2nd/3rd years, in which they were invited to answer quizzes, solve riddles, write messages, solve problems, to critically analyse videos, etc. The results show that tasks based on the ‘Escape the classroom” methodology promote collaborative behaviour amongst pupils, which in - turn, fosters creative problem-solving and critical thinking in the classroom. In fact, this methodology, as a gamified experience that allows learning to be engaging, meaningful and experiential (Fernández-Corbacho, 2014), can be a very interesting and amusing way of fostering the development of skills, not only for those who learn, but also for those who teach.

Full Article

Author Biography

Mário Cruz, P.PORTO-ESE/ INED

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona Espanhol como Língua Estrangeira, Literaturas e Culturas Hispanoamericanas, Recursos Didáticos no Ensino de Línguas Estrangeiras e supervisiona a prática pedagógica de futuros professores. É também investigador/membro integrado no CIDTFF da Universidade de Aveiro. Sendo profissionalizado nos grupos de recrutamento 120 - Inglês, 220 - Português e Inglês, 330 - Inglês, 340 - Alemão, 350 - Espanhol e 910 - Educação Especial, exerceu como professor em escolas públicas do ensino básico e secundário, desde o ano escolar de 2001-2002 até ao ano escolar de 2013-2014. Também colaborou na Escola Superior de Educação ide Paula Frassinetti (de 2003 a 2012), como Professor Adjunto (equiparado), lecionando Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa, Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva, Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês, Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada, entre outras. É doutor em Didáctica e Formação pela Universidade de Aveiro e mestre em Didática de Línguas (Universidade de Aveiro), Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico (Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação) e Ensino de Inglês e Espanhol no 3º CEB e Ensino Secundário (Universidade de Aveiro). A sua tese de doutoramento e dissertações de mestrado têm como principal enfoques: a hiperpedagogia crítica, a abordagem intercultural e plurilingue, o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e as variedades linguísticas e culturais. Neste momento é coordenador do projeto de investigação CLIL 4 U - implementação, monitorização e avaliação de projetos de ensino bilingue no INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 24 artigos em revistas especializadas, 11 trabalhos em atas de eventos e possui 3 livros e 3 capítulos de livros publicados, para além de ter apresentado 33 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Até ao momento, orientou 22 dissertações de mestrado e 17 monografias de cursos de Licenciatura ou Pós-graduação nas áreas de Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Também tem exercido funções como membro de júris de provas de doutoramento (2), mestrado (43) e monografias de final de curso de Pós-graduação (24). Neste momento, encontra-se a fazer o seu segundo doutoramento em Estudos Linguísticos na Facultad de Filología y Traducción da Universidade de Vigo, onde pertence ao grupo de investigação em Linguística Hispânica

Published

2019-09:-18

How to Cite

Almeida, J., & Cruz, M. (2019). ’Escape 2 Educate’: a metodologia "Escape Room" no ensino de inglês no 1º CEB. Sensos-e, 6(2), 3–19. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3466

Issue

Section

Artigos