Promover o património cultural através do empreendedorismo e da criatividade: o projeto Google Arts & Culture
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3038Palavras-chave:
Project based learning, Património cultural, Criatividade, Google Arts& Culture, TecnologiaResumo
Neste artigo apresentamos e discutimos os resultados de um Project Based Learning (PBL) inter e transdisciplinar que envolve os docentes e alunos das unidades curriculares de Cultura Alemã, Espanhola e Francesa III e da unidade curricular de Tecnologias para a Comunicação Intercultural do Mestrado em Intercultural Studies for Business do ISCAP[1], bem como o Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC) e a plataforma Google Arts & Culture. Neste projeto, foi proposta aos alunos a curadoria de uma exposição virtual do MIEC, alojada na plataforma da Google Arts & Culture, com vista a uma reflexão sobre o património cultural e a sua transformação em produtos comercializáveis, tentando promover o património cultural Português. O presente artigo apresentará o projeto, a sua metodologia para discutir os resultados obtidos, por meio de um inquérito realizado junto dos estudantes, refletindo, finalmente, sobre as limitações e futuras aplicações deste projeto.