Impacto de práticas breves de mindfulness no otimismo, vergonha interna e stresse percebido de estudantes do ensino superior

Autores

  • Carla Serrão Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Carla Peixoto Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento - Instituto Universitário da Maia; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3676

Palavras-chave:

Atenção plena; Saúde mental; Ensino superior

Resumo

O presente estudo quasi-experimental analisou o impacto de práticas meditativas breves baseadas em mindfulness no otimismo, vergonha interna e stresse percebido de estudantes do primeiro ano de um curso de ensino superior da área das Ciências Sociais. Participaram 27 estudantes, distribuídos de forma não aleatória pelo grupo de controlo (n = 12) e pelo grupo experimental (n = 15). A intervenção foi desenvolvida em 15 sessões, utilizando práticas meditativas. Os/as estudantes (grupo experimental e grupo de controlo) foram avaliados antes e após a intervenção através de uma bateria de testes. Os resultados obtidos apontam para a eficácia da intervenção, atendendo às mudanças significativas verificadas a nível da vergonha interna, otimismo e stresse no grupo experimental em comparação com o grupo de controlo. Com efeito, verificou-se a diminuição da vergonha interna e da perceção de stresse e o aumento do otimismo. São discutidas implicações para a investigação e para a prática.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

Serrão, C., & Peixoto, C. (2020). Impacto de práticas breves de mindfulness no otimismo, vergonha interna e stresse percebido de estudantes do ensino superior. Sensos-E, 7(2), 86–95. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3676