O impacto da Metodologia Investigação-Ação Participativa no acompanhamento a famílias beneficiárias de Rendimento Social e Inserção

Autores

  • Ana Rita Santos Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Ana Bertão Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto; InED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3620

Palavras-chave:

Rendimento Social de Inserção, (Des)qualificação pessoal e social, Investigação-Ação Participativa

Resumo

O projeto de Investigação-Ação Participativa (IAP) “Seguir em Frente, enfrentando os desafios da vida”, desenvolvido com um grupo de mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inserção (RSI), permitiu desenvolver a sua autoestima, ampliar a sua rede de relações interpessoais, bem como potenciar competências e interesses pessoais para o desenvolvimento do conhecimento, com recurso a estratégias colaborativas e participativas.

O projeto teve impacto nas mulheres e nas práticas dos técnicos de RSI. A metodologia utilizada exigiu a rentabilização dos recursos da comunidade e a criação de novas sinergias, numa intervenção em rede e cooperativa, mais qualitativa, eficiente e concertada. A IAP incitou a responsabilização e a autonomização, contrariando lógicas de intervenções mais tradicionais.

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Publicado

2020-07-22 — Atualizado em 2020-07-22

Como Citar

Santos, A. R., & Bertão, A. (2020). O impacto da Metodologia Investigação-Ação Participativa no acompanhamento a famílias beneficiárias de Rendimento Social e Inserção . Sensos-E, 7(2), 5–13. https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3620