Ler, ouvir, falar e escrever com “Le Fantôme de l'Opéra”

Autores

  • Lucie Oliveira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto, Portugal
  • Maria Inês Regadas Braga Rego Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal https://orcid.org/0009-0005-3524-6400

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v13i1.6347

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, FLE, Literatura, Biblioteca

Resumo

O estudo de obras literárias em língua estrangeira apresenta-se como um instrumento privilegiado, na medida em que permite o desenvolvimento linguístico e (inter)cultural dos estudantes. Estimula e fomenta o seu interesse e promove a sua implicação ativa no processo de ensino-aprendizagem (Carter & Long, 1991; Kramsch, 1993).

Neste contexto, propõe-se a dinamização de um atelier de Francês Língua Estrangeira (FLE), dirigido a aprendentes com um nível mínimo A2 (de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas), centrado num excerto da obra: “Le Fantôme de l’Opéra” de Gaston Leroux (1910).

Mediante uma abordagem textual-discursiva (Charaudeau, 2001, 2008) e de cariz interativo (Bruner, 1983), pretende-se desenvolver as quatro competências linguísticas (compreensão escrita e oral e produção escrita e oral) nos estudantes. Estes terão a oportunidade de explorar o universo cativante de Gaston Leroux, com as suas personagens misteriosas e lugares emblemáticos da cidade de Paris, do século XIX. Adicionalmente, poderão enriquecer o seu vocabulário e trabalhar e consolidar estruturas gramaticais, designadamente os tempos verbais do passado, através de um conjunto de atividades variadas.

Downloads

Publicado

2026-03-24

Como Citar

Oliveira, L., & Rego, M. I. R. B. (2026). Ler, ouvir, falar e escrever com “Le Fantôme de l’Opéra”. Sensos-e, 13(1), 67–75. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v13i1.6347