O portefólio reflexivo na formação de Educadores Sociais – da estranheza à adoção crítica

Autores

  • Deolinda Araújo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Isabel Timóteo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto; inED– Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Ivaneide Mendes Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Isabel Vieira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Ana Bravo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
  • Márcia Cardoso Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4870

Palavras-chave:

Portefólio, Educação Social, Aprendizagem, Projeto, Reflexividade

Resumo

Este artigo centra-se na compreensão acerca do portefólio reflexivo como dispositivo de aprendizagem e de avaliação na formação de educadores e educadoras sociais. Resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Desenho e Desenvolvimento de Projetos, do 2º ano da Licenciatura em Educação Social, da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, e permite interpretar a forma como os/as estudantes se reveem neste dispositivo de aprendizagem e de avaliação e compreender os significados que lhe atribuem.

Pela via da participação na construção do saber, do saber ser e do saber fazer, o portefólio reúne condições facilitadoras para que se aprenda de uma forma mais refletida e consciente, potenciando a criticidade e a autoaprendizagem. Os/as estudantes (re)descobrem novas formas de aprendizagem, assentes numa visão crítica e fundamentada da teoria e da ação, ultrapassando a mera reprodução do saber e assumindo o lugar de coautores/as do seu próprio desenvolvimento.

Esta análise permitiu, ainda, compreender a diversidade com que os/as estudantes têm encarado este modo de trabalho, expressando, inicialmente, estranheza para, posteriormente, revelarem um gradual envolvimento e dedicação, reconhecendo o seu caráter formativo, fundamental na construção de um conhecimento que se quer experiencial e transformativo (Mezirow, 1990).

Downloads

Publicado

2023-02-05

Como Citar

Araújo, D. ., Timóteo, I., Mendes, I., Vieira, I., Bravo, A., & Cardoso, M. (2023). O portefólio reflexivo na formação de Educadores Sociais – da estranheza à adoção crítica. Sensos-E, 10(1), 45–57. https://doi.org/10.34630/sensose.v10i1.4870