Educação matemática e deficiência múltipla: o ensino de simetria de reflexão e rotação para um aluno com transtorno do espectro autista e deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensose.v7i2.3500Palavras-chave:
Inclusão, Ensino da Matemática, Deficiência múltipla, Simetria de reflexão e rotaçãoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar contribuições para o ensino da matemática na perspectiva inclusiva para alunos com deficiência múltipla. O estudo desenvolvido e ora apresentado deu-se por meio de uma pesquisa qualitativa com a abordagem estudo de caso. Após um levantamento da produção de artigos voltados ao ensino e aprendizagem da matemática para alunos com deficiência múltipla no Brasil, foi realizada uma investigação com intervenção pedagógica em uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de um colégio da rede privada de ensino no Estado do Paraná. A turma contava com um aluno com transtorno do espectro autista e com deficiência visual. A intervenção pedagógica planejada e desenvolvida fundamentou-se na visão histórico-cultural. Os resultados da investigação mostram que o uso de diferentes recursos metodológicos para o ensino da matemática contribui para a apropriação dos conteúdos, comprovando que o ensino da matemática inclusivo é possível desde que haja adaptações adequadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Sensos-e
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.