Robot confidente: brincar aos valores na infância

Autores

  • Tânia Silva Jardim de Infância Dr. Leonardo Coimbra Filho
  • Ana Pinheiro Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3479

Palavras-chave:

robótica, valores, aprendizagem, infância, tecnologia

Resumo

Este trabalho relata a utilização de robots com crianças entre os 4 e os 8 anos. O objetivo principal desta investigação é perceber de que forma os valores e as aprendizagens podem ser trabalhados com o recurso aos brinquedos programáveis e ainda potenciar o desenvolvimento de competências colaborativas, ajudando a construir cidadãos mais integrados. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, na qual as observações e as reflexões sistemáticas foram determinantes para perceber o impacto das 18 intervenções. Percebemos que as crianças mudaram comportamentos no que diz respeito à sua relação com o outro, percepção do erro e resolução de problemas.

Full Article

Downloads

Publicado

2019-09-19

Como Citar

Silva, T., & Pinheiro, A. (2019). Robot confidente: brincar aos valores na infância. Sensos-e, 6(2), 109–123. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3479

Edição

Secção

Artigos