Promover o património cultural através do empreendedorismo e da criatividade: o projeto Google Arts & Culture

Autores

  • Sara Cerqueira Pascoal CEI.PP / ISCAP / P.Porto
  • Laura Tallone CEI.PP / ISCAP / P.Porto
  • Marco Furtado
  • Sandra Ribeiro CEI.PP / ISCAP / P.Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3038

Palavras-chave:

Project based learning, Património cultural, Criatividade, Google Arts& Culture, Tecnologia

Resumo

Neste artigo apresentamos e discutimos os resultados de um Project Based Learning (PBL) inter e transdisciplinar que envolve os docentes e alunos das unidades curriculares de Cultura Alemã, Espanhola e Francesa III e da unidade curricular de Tecnologias para a Comunicação Intercultural do Mestrado em Intercultural Studies for Business do ISCAP[1], bem como o Museu de Escultura Contemporânea de Santo Tirso (MIEC) e a plataforma Google Arts & Culture. Neste projeto, foi proposta aos alunos a curadoria de uma exposição virtual do MIEC, alojada na plataforma da Google Arts & Culture, com vista a uma reflexão sobre o património cultural e a sua transformação em produtos comercializáveis, tentando promover o património cultural Português. O presente artigo apresentará o projeto, a sua metodologia para discutir os resultados obtidos, por meio de um inquérito realizado junto dos estudantes, refletindo, finalmente, sobre as limitações e futuras aplicações deste projeto.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Pascoal, S. C., Tallone, L., Furtado, M., & Ribeiro, S. (2019). Promover o património cultural através do empreendedorismo e da criatividade: o projeto Google Arts & Culture. Sensos-e, 6(3), 115–123. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3038