Sobre a Revista

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) foi criado pela área de Música do departamento de Artes e Motricidade Humana da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A sua formalização aconteceu no âmbito da primeira Escola de Outono que se realizou entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 1998. Nela participaram, para além de professores/investigadores nacionais, destacados elementos da comunidade científica internacional em áreas de pesquisa relevantes da Psicologia da Música e da Educação em Música.

Foram apresentados e discutidos, durante esses dias da Escola de Outono, perante um considerável número de músicos interessados neste campo de reflexão, uma série de estudos importantes e pertinentes para a construção de uma reflexão crítica em música. Como resultado dos trabalhos realizados foram produzidos uma série de textos teóricos e de relato de pesquisas cuja importância transcendeu o próprio evento que foi a primeira Escola de Outono.

No sentido de dar respostas às múltiplas solicitações científicas e pedagógicas que lhes foram dirigidas o CIPEM lançou, no momento da realização a sua segunda Escola de Outono, uma revista com o nome de Revista Música, Psicologia e Educação, cujo primeiro número foi dedicado aos contributos acima referidos.

O seu projeto editorial tem como grande objetivo promover, desenvolver e aprofundar o diálogo entre os saberes da Psicologia, das Ciências da Educação e da Música a nível nacional tendo como referência a investigação internacional escrita e as apresentações em conferências, simpósios e seminários da especialidade.

A colaboração na revista está aberta a qualquer docente/investigador, nacional ou estrangeiro, que tenha reflexão desenvolvida na área em que a revista se propõe trabalhar. Os artigos propostos serão sempre submetidos a uma avaliação prévia, por pares, no sentido de se verificar se o seu conteúdo corresponde aos objetivos desta publicação, designadamente:

  • divulgar e possibilitar o acesso ao conhecimento e às investigações mais recentes a todos e a todas que trabalham nas áreas da Música, da Psicologia e das Ciências da Educação e que tomam como campo de estudo e de investigação a Psicologia da Música, a Educação em Música e a Música na Comunidade;
  • proporcionar um espaço de troca e de debate de ideias e de informação para todos os que trabalham nas áreas da Música, da Psicologia da Música e das Ciências da Educação e que tomam como campo de estudo e de investigação a Psicologia da Música, a Educação em Música e a Música na Comunidade;
  • promover, quer nas suas páginas quer através da organização de outras atividades, uma racionalidade a posteriori das práticas realizadas, formal e informalmente, no campo da Psicologia da Música, a Educação em Música e a Música na Comunidade.

A Revista Música, Psicologia e Educação, que terá predominância da língua portuguesa, é de acesso livre, sem qualquer encargo monetário ou outros para os autores e com uma receção de artigos aberta de forma permanente – submissão em fluxo contínuo. A revista será publicada, anualmente, em dois volumes, em formato digital e em formato papel, este último, apenas, por solicitação de print-on-demand.

Os artigos a submeter para avaliação de pares poderão ser de quatro modalidades, tendo as seguintes designações e orientações:

  • Artigos Científicos – elaborados por professores ou investigadores cujo campo de reflexão se situa no âmbito dos objetivos da revista;
  • Artigos de Arquivo – publicação de artigos cujos conteúdos se tenham revelados fundamentais para a reflexão em Psicologia da Música, a Educação em Música e a Música na Comunidade e aos quais não tenham sido dadas em Portugal a relevância merecida;
  • Artigos Recensões – recensões de livros publicados em Portugal ou no estrangeiro cujo teor abarque problemáticas no campo da Psicologia da Música, a Educação em Música e a Música na Comunidade e que estejam em consonância com a área de intervenção da revista;
  • Artigos em Formação – elaborados por jovens investigadores no âmbito de um trabalho de mestrado ou doutoramento em colaboração e sob proposta do respetivo orientador científico.

Espera-se que o público alvo da revista, além dos docentes e investigadores das áreas da Música, da Psicologia e das Ciências da Educação, abranja professores de todos os níveis de ensino, tanto do ensino genérico como do ensino especializado de música, estudantes das licenciaturas em Ciências Musicais, Ensino de Música, Música, Ciências da Educação, Psicologia e Sociologia; mestrandos e doutorandos destas mesmas áreas e estudantes das escolas de formação de professores e educadores quer ao nível da formação inicial quer ao nível da formação contínua.

Com esta iniciativa, o CIPEM | INET – md espera não só contribuir para o potencial bibliográfico aplicável em âmbito pedagógico, como abrir um espaço inovador de divulgação e de realização científica nestas áreas em Portugal.