Submissões
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista;
- Os autores indicam, desde o momento da submissão, a autoria completa do manuscrito, tanto nos metadados como no ficheiro não anonimizado, não sendo permitida a inclusão ou exclusão de coautores após a submissão. Além disso, indicam a existência de conflito de interesses.
- Aquando da submissão inicial, os autores preenchem todos os metadados requeridos.
- Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB), de acordo com o template disponibilizado.
-
DOI ou URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis. A versão final deve minimizar o uso de referências sem data de edição.
-
O manuscrito segue escrupulosamente os padrões e requisitos descritos em ‘Instruções para Autores’.
-
Os autores possuem registo na plataforma ORCID (https://orcid.org) antes de submeter o manuscrito para avaliação.
- Caso se aplique, os autores asseguram que foram obtidos o consentimento informado e a autorização para publicação de imagens ou de qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo. No entanto, nomes verdadeiros ou imagem de rostos nítidas dos participantes não podem constar.
- Caso se aplique, foi obtida permissão para o uso de material protegido por direitos de autor;
-
Os autores comprometem-se a não enviar o manuscrito para outra revista até a uma eventual decisão de recusa da submissão.
- Autores leram e concordam com a ‘Declaração de Direitos de Autor’.
-
Os utilizadores devem concordar e cumprir com os requisitos e critérios acima indicados. Se o manuscrito não estiver em conformidade com estes requisitos, será automaticamente rejeitado.
- O autor está ciente de que não é permitido submeter novo artigo da sua autoria (ou em coautoria) para avaliação enquanto tiver outra submissão ativa.
Declaração de Direitos de Autor
O direito de autor pertence, exclusivamente, ao criador intelectual do texto, salvo disposição expressa em contrário pelo próprio, e é reconhecido independentemente de registo, depósito ou qualquer outra formalidade.
O autor tem o direito exclusivo de dispor do seu texto e utilizá-lo, ou autorizar a sua utilização por terceiro, total ou parcialmente.
Política de Privacidade
O nome, endereço de correio eletrónico ou qualquer outra informação pessoal introduzida nesta plataforma só será utilizada, exclusivamente, para os fins declarados da Revista Música, Psicologia e Educação e não será disponibilizada ou utilizada para qualquer outro fim.
A Revista Música, Psicologia e Educação segue as recomendações do Comité sobre Ética nas Publicações - Committee on Publication Ethics (COPE).
A direção da revista compromete-se:
- em manter a confidencialidade sobre o processo de revisão por pares. O objetivo é preservar a identidade das pessoas envolvidas e dos seus manuscritos, garantindo que sejam tratadas de maneira justa, com sensibilidade e reconhecimento incondicional das diferenças;
- a acompanhar os autores e revisores ao longo do processo de revisão por pares, recordando-lhes, sempre que necessário, as regras éticas aplicáveis aos grupos envolvidos;
- a decidir sobre a publicação dos manuscritos de acordo com a política expressa nesta plataforma, tendo em consideração a legislação em vigor;
- em garantir que novos membros da comissão científica sejam informados destes aspetos éticos, sempre que o comité seja renovado;
- a decidir, em conformidade com as normas académicas em vigor, quando um conflito de interesses é detetado durante o processo de avaliação.
Os autores que pretendem publicar na Revista Música, Psicologia e Educação devem comprometer-se com:
- os conteúdos dos seus textos, respeitando os direitos de autor de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares;
- a apresentar trabalhos de investigação originais. Deverão ter em consideração que a utilização de informações deliberadamente ambíguas (fraudulentas) constitui uma má prática académica, assim como a ocultação de informações provenientes de fontes não credenciadas ou o plágio direto;
- prestar os esclarecimentos necessários sobre possíveis erros detetados no manuscrito submetido;
- reconhecer a autoria das pessoas envolvidas cuja ação tenha sido determinante na investigação e na redação do artigo;
- no caso de co-autoria, submeter qualquer decisão ao consenso do grupo de autores antes de enviar o manuscrito. Em caso de conflito de interesses decorrente da publicação, este deverá ser declarado à direção da Revista Música, Psicologia e Educação com a maior brevidade possível, para que esta possa agir em conformidade.