Sobre a Revista

O Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical (CIPEM) foi criado pela área de Música do departamento de Artes e Motricidade Humana da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, em 1998. A sua formalização aconteceu no âmbito da primeira Escola de Outono que se realizou entre os dias 30 de setembro e 03 de outubro de 1998. Nela participaram, para além de professores/investigadores nacionais, destacados elementos da comunidade científica internacional em áreas de pesquisa relevantes da Psicologia da Música e da Educação em Música.

Foram apresentados e discutidos, durante esses dias da Escola de Outono, perante um considerável número de músicos interessados neste campo de reflexão, uma série de estudos importantes e pertinentes para a construção de uma reflexão crítica em música. Como resultado dos trabalhos realizados foram produzidos uma série de textos teóricos e de relato de pesquisas cuja importância transcendeu o próprio evento que foi a primeira Escola de Outono.

No sentido de dar respostas às múltiplas solicitações científicas e pedagógicas que lhes foram dirigidas o CIPEM lançou, no momento da realização a sua segunda Escola de Outono, uma revista com o nome de Revista Música, Psicologia e Educação, cujo primeiro número foi dedicado aos contributos acima referidos.

O seu projeto editorial tem como grande objetivo promover, desenvolver e aprofundar o diálogo entre os saberes da Música e das Ciências da Educação a nível nacional tendo como referência a investigação internacional escrita e as apresentações em conferências, simpósios e seminários da especialidade.

A colaboração na revista está aberta a qualquer docente/investigador, nacional ou estrangeiro, que tenha reflexão desenvolvida na área em que a revista se propõe trabalhar. Os artigos propostos serão sempre submetidos a uma avaliação prévia, por pares, no sentido de se verificar se o seu conteúdo corresponde aos objetivos desta publicação, designadamente:

  • divulgar e possibilitar o acesso ao conhecimento e às investigações mais recentes a todos e a todas que trabalham nas áreas da Música e das Ciências da Educação e que tomam como campo de estudo e de investigação a Educação em Música, a Música e a Educação e Música na Comunidade;
  • proporcionar um espaço de troca e de debate de ideias e de informação para todos os que trabalham nas áreas da Música e das Ciências da Educação e que tomam como campo de estudo e de investigação a Educação em Música, a Música e a Educação e Música na Comunidade;
  • promover, quer nas suas páginas quer através da organização de outras atividades, uma racionalidade a posteriori das práticas realizadas, formal e informalmente, no campo da Educação em Música, a Música e a Educação e Música na Comunidade;

A Revista Música, Psicologia e Educação, que terá predominância da língua portuguesa, é de acesso livre, sem qualquer encargo monetário ou outros para os autores e com uma receção de artigos aberta de forma permanente – submissão em fluxo contínuo. A revista será publicada, anualmente, em dois volumes, em formato digital e em formato papel, este último, apenas, por solicitação de print-on-demand.

Os artigos a submeter para avaliação de pares poderão ser de quatro modalidades, tendo as seguintes designações e orientações:

  • Artigos Científicos – elaborados por professores ou investigadores cujo campo de reflexão se situa no âmbito dos objetivos da revista;
  • Artigos de Arquivo – publicação de artigos cujos conteúdos se tenham revelados fundamentais para a reflexão em Educação em Música, Música e a Educação e Música na Comunidade e aos quais não tenham sido dadas em Portugal a relevância merecida;
  • Artigos Recensões – recensões de livros publicados em Portugal ou no estrangeiro cujo teor abarque problemáticas no campo da Educação em Música, Música e a Educação e Música na Comunidade e que estejam em consonância com a área de intervenção da revista;
  • Artigos em Formação – elaborados por jovens investigadores no âmbito de um trabalho de mestrado ou doutoramento em colaboração e sob proposta do respetivo orientador científico.

Espera-se que o público alvo da revista, além dos docentes e investigadores das áreas da Música e das Ciências da Educação, abranja i) professores de todos os níveis de ensino, tanto do ensino genérico como do ensino especializado de música; ii) estudantes das licenciaturas em Ciências Musicais, Ensino de Música, Música e Ciências da Educação; iii) mestrandos e doutorandos destas mesmas áreas; iv) e estudantes das escolas de formação de professores e educadores quer ao nível da formação inicial quer ao nível da formação contínua.

Com esta iniciativa, o CIPEM | INET – md espera não só contribuir para o potencial bibliográfico aplicável em âmbito pedagógico, como abrir um espaço inovador de divulgação e de realização científica nestas áreas em Portugal.