Opção na motivação da tarefa na aprendizagem de português como língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5789Palavras-chave:
Motivação na tarefa, Teoria da autodeterminação (TAD), escolha percebida, opção, Português como língua estrangeiraResumo
Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da opção na escolha percebida, motivação na tarefa e persistência de vinte aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Foram usadas duas tarefas com o mesmo tema, manipuladas no número de opções (“+opção” vs. “-opção”), e foi aplicado um questionário relativo à motivação na tarefa, elaborado de acordo com a teoria da autodeterminação (TAD) (Deci & Ryan, 1985; Ryan & Deci, 2000, 2006, 2017). As perguntas do questionário relacionaram-se com a escolha percebida, competência percebida, pertencimento, motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjetada§ e persistência. Os resultados da estatística inferencial mostraram que não houve diferenças significativas entre os grupos (“± opções”). Na análise correlacional dos dois grupos, foram detetadas correlações positivas entre a motivação intrínseca e a persistência e entre a regulação identificada e a persistência; foi encontrada uma correlação positiva entre a regulação introjetada e a persistência no grupo com opção. Os resultados obtidos são discutidos a partir do quadro teórico adotado e tendo em conta alguns pressupostos relativos à matriz cultural dos aprendentes.
Referências
Deci, E. L. & Ryan, R. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior.Plenum.
Dörnyei. Z. (2005). The Psychology of the Language Learner: Individual Differences in SecondLanguage Acquisition. Routledge.
Dörnyei, Z. (2019). Task motivation: what makes an L2 task engaging. In Z., Wen & M., Ahmadian (Eds.), Researching L2 Task Performance and Pedagogy in honour of Peter Skehan, 52-66. John Benjamins.
Dörnyei, Z. & Ushioda, E. (2021). Teaching and researching motivation (3rd edition). Routledge.
Ellis, R. (2004). Individual differences in second language learning. In A. Davies & C. Elder (Eds.), The handbook of applied linguistics, 525-551. Blackwell.
Ellis, R., Skehan, P., Li, S., Shintani, N. & Lambert, C. (2020). Task-based language teaching: theory and practice. Cambridge University Press.
Fernandes, M. (2017). Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Alunos Chineses: Culturas, Representações e Seus Impactos na Motivação. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa.
Guimarães, S. É. R. & Boruchovitch, E. (2004). O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), 143-150.
Iyengar, S. S. & Lepper, M. R. (1999). Rethinking the Value of Choice: A Cultural Perspective on Intrinsic Motivation. Journal of personality and social psychology, 76(3). 349-366.
Julkunen, K. (2001). Situation-and task-specific motivation in foreign language learning and teaching. In Z. Dörnyei & R. Schmidt (Eds.), Motivation and second language acquisition, 29- 41. University of Hawai’i, Second Language and Curriculum Center.
Krashen, S. (1982). Principles and practice in second language acquisition. Pergamon.
Littlewood, W. (1999). Defining and Developing Autonomy in East Asian Contexts. Applied Linguistics, 20(1), 71-94.
Liu, Y., Mishan, F. & Chambers, A. (2021). Investigating EFL teachers’ perceptions of task-based language teaching in higher education in China. Language Learning Journal, 49(2), 131–146
Long. (2015). Second language acquisition and task-based language teaching. Wiley Blackwell.
Ma, J. (2009). Autonomy, competence, and relatedness in L2 learners’ task motivation: A self-determination theory perspective. Tese de Doutoramento, University of Hawai’i.
Mozgalina, A. (2015). More or less choice? The influence of choice on task motivation and taskengagement. System 49, 120–132.
Noels, K. A., Pelletier, L. G., Clément, R. & Vallerand, R. J. (2000). Why Are You Learning a Second Language? Motivational Orientations and Self-Determination Theory. Language Learning, 50(1), 57–85.
Patall, E. A., Cooper, H. & Robinson, J. C. (2008). The effects of choice on intrinsic motivation and related outcomes: A meta-analysis of research findings. Psychological Bulletin, 134(2):270–300.
Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68–78.
Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2006). Self-Regulation and the Problem of Human Autonomy: Does Psychology Need Choice, Self-Determination, and Will? Journal of Personality, 74(6), 1557–1586.
Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2017). Self-Determination Theory: Basic Psychological Needs in Motivation, Development, and Wellness. Guilford Press.
Santos, S. (2018). Desempenho Oral de Falantes de Língua Materna Chinesa, Aprendentes de Português Europeu Língua Estrangeira: efeitos do aumento da complexidade cognitiva da tarefa. Tese de doutoramento, Universidade de Macau.
Tanaka, M. (2013). Examining kanji learning motivation using self-determination theory. System 41, 804–816.
Tremblay, P. F. (2001). Research in second language learning motivation: Psychometric and research design considerations. In Z. Dörnyei e R. Schmidt (Ed.), Motivation and second language acquisition, 239-255. University of Hawai’i Second Language Teaching and Curriculum Center
Vallerand, R. J., Pelletier, L. G., Blais, M. R., Brière, N. M., Senécal, C. & Vallières, E. F. (1992). The Academic Motivation Scale: A Measure of Intrinsic, Extrinsic, and Amotivation in Education. Educational and Psychological Measurement, 52(4), 1003–1017.
Wang, Q. & Li, S. (2019). The relationship between task motivation and L2 motivation. In Z., Wen & M., Ahmadian (Eds.), Researching L2 Task Performance and Pedagogy in honour of Peter Skehan, 67-92. John Benjamins.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 E- Revista de Estudos Interculturais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.