Opção na motivação da tarefa na aprendizagem de português como língua estrangeira
DOI :
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5789Mots-clés :
Motivação na tarefa, Teoria da autodeterminação (TAD), escolha percebida, opção, Português como língua estrangeiraRésumé
Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da opção na escolha percebida, motivação na tarefa e persistência de vinte aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Foram usadas duas tarefas com o mesmo tema, manipuladas no número de opções (“+opção” vs. “-opção”), e foi aplicado um questionário relativo à motivação na tarefa, elaborado de acordo com a teoria da autodeterminação (TAD) (Deci & Ryan, 1985; Ryan & Deci, 2000, 2006, 2017). As perguntas do questionário relacionaram-se com a escolha percebida, competência percebida, pertencimento, motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjetada§ e persistência. Os resultados da estatística inferencial mostraram que não houve diferenças significativas entre os grupos (“± opções”). Na análise correlacional dos dois grupos, foram detetadas correlações positivas entre a motivação intrínseca e a persistência e entre a regulação identificada e a persistência; foi encontrada uma correlação positiva entre a regulação introjetada e a persistência no grupo com opção. Os resultados obtidos são discutidos a partir do quadro teórico adotado e tendo em conta alguns pressupostos relativos à matriz cultural dos aprendentes.
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