Opção na motivação da tarefa na aprendizagem de português como língua estrangeira

Auteurs

  • Min Zhang Universidade de Macau, China
  • Sara Santos Universidade de Macau, China

DOI :

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5789

Mots-clés :

Motivação na tarefa, Teoria da autodeterminação (TAD), escolha percebida, opção, Português como língua estrangeira

Résumé

Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da opção na escolha percebida, motivação na tarefa e persistência de vinte aprendentes chineses de português como língua estrangeira. Foram usadas duas tarefas com o mesmo tema, manipuladas no número de opções (“+opção” vs. “-opção”), e foi aplicado um questionário relativo à motivação na tarefa, elaborado de acordo com a teoria da autodeterminação (TAD) (Deci & Ryan, 1985; Ryan & Deci, 2000, 2006, 2017). As perguntas do questionário relacionaram-se com a escolha percebida, competência percebida, pertencimento, motivação intrínseca, regulação identificada, regulação introjetada§ e persistência. Os resultados da estatística inferencial mostraram que não houve diferenças significativas entre os grupos (“± opções”). Na análise correlacional dos dois grupos, foram detetadas correlações positivas entre a motivação intrínseca e a persistência e entre a regulação identificada e a persistência; foi encontrada uma correlação positiva entre a regulação introjetada e a persistência no grupo com opção. Os resultados obtidos são discutidos a partir do quadro teórico adotado e tendo em conta alguns pressupostos relativos à matriz cultural dos aprendentes.

Bibliographies de l'auteur

Min Zhang, Universidade de Macau, China

Licenciada em Estudos Portugueses e em Economia Internacional pela Universidade Normal de Pequim e Mestre em Língua Portuguesa e Estudos Interculturais (variante de Linguística Aplicada) pela Universidade de Macau, China (e-mail: 18910507919@163.com).

Sara Santos, Universidade de Macau, China

Doutorada em Linguística Aplicada, Professora Auxiliar no Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, China (e-mail: saras@um.edu.mo)

Références

Deci, E. L. & Ryan, R. (1985). Intrinsic motivation and self-determination in human behavior.Plenum.

Dörnyei. Z. (2005). The Psychology of the Language Learner: Individual Differences in SecondLanguage Acquisition. Routledge.

Dörnyei, Z. (2019). Task motivation: what makes an L2 task engaging. In Z., Wen & M., Ahmadian (Eds.), Researching L2 Task Performance and Pedagogy in honour of Peter Skehan, 52-66. John Benjamins.

Dörnyei, Z. & Ushioda, E. (2021). Teaching and researching motivation (3rd edition). Routledge.

Ellis, R. (2004). Individual differences in second language learning. In A. Davies & C. Elder (Eds.), The handbook of applied linguistics, 525-551. Blackwell.

Ellis, R., Skehan, P., Li, S., Shintani, N. & Lambert, C. (2020). Task-based language teaching: theory and practice. Cambridge University Press.

Fernandes, M. (2017). Aprendizagem do Português Língua Estrangeira por Alunos Chineses: Culturas, Representações e Seus Impactos na Motivação. Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa.

Guimarães, S. É. R. & Boruchovitch, E. (2004). O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, 17(2), 143-150.

Iyengar, S. S. & Lepper, M. R. (1999). Rethinking the Value of Choice: A Cultural Perspective on Intrinsic Motivation. Journal of personality and social psychology, 76(3). 349-366.

Julkunen, K. (2001). Situation-and task-specific motivation in foreign language learning and teaching. In Z. Dörnyei & R. Schmidt (Eds.), Motivation and second language acquisition, 29- 41. University of Hawai’i, Second Language and Curriculum Center.

Krashen, S. (1982). Principles and practice in second language acquisition. Pergamon.

Littlewood, W. (1999). Defining and Developing Autonomy in East Asian Contexts. Applied Linguistics, 20(1), 71-94.

Liu, Y., Mishan, F. & Chambers, A. (2021). Investigating EFL teachers’ perceptions of task-based language teaching in higher education in China. Language Learning Journal, 49(2), 131–146

Long. (2015). Second language acquisition and task-based language teaching. Wiley Blackwell.

Ma, J. (2009). Autonomy, competence, and relatedness in L2 learners’ task motivation: A self-determination theory perspective. Tese de Doutoramento, University of Hawai’i.

Mozgalina, A. (2015). More or less choice? The influence of choice on task motivation and taskengagement. System 49, 120–132.

Noels, K. A., Pelletier, L. G., Clément, R. & Vallerand, R. J. (2000). Why Are You Learning a Second Language? Motivational Orientations and Self-Determination Theory. Language Learning, 50(1), 57–85.

Patall, E. A., Cooper, H. & Robinson, J. C. (2008). The effects of choice on intrinsic motivation and related outcomes: A meta-analysis of research findings. Psychological Bulletin, 134(2):270–300.

Ryan, R. M., & Deci, E. L. (2000). Self-determination theory and the facilitation of intrinsic motivation, social development, and well-being. American Psychologist, 55(1), 68–78.

Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2006). Self-Regulation and the Problem of Human Autonomy: Does Psychology Need Choice, Self-Determination, and Will? Journal of Personality, 74(6), 1557–1586.

Ryan, R. M. & Deci, E. L. (2017). Self-Determination Theory: Basic Psychological Needs in Motivation, Development, and Wellness. Guilford Press.

Santos, S. (2018). Desempenho Oral de Falantes de Língua Materna Chinesa, Aprendentes de Português Europeu Língua Estrangeira: efeitos do aumento da complexidade cognitiva da tarefa. Tese de doutoramento, Universidade de Macau.

Tanaka, M. (2013). Examining kanji learning motivation using self-determination theory. System 41, 804–816.

Tremblay, P. F. (2001). Research in second language learning motivation: Psychometric and research design considerations. In Z. Dörnyei e R. Schmidt (Ed.), Motivation and second language acquisition, 239-255. University of Hawai’i Second Language Teaching and Curriculum Center

Vallerand, R. J., Pelletier, L. G., Blais, M. R., Brière, N. M., Senécal, C. & Vallières, E. F. (1992). The Academic Motivation Scale: A Measure of Intrinsic, Extrinsic, and Amotivation in Education. Educational and Psychological Measurement, 52(4), 1003–1017.

Wang, Q. & Li, S. (2019). The relationship between task motivation and L2 motivation. In Z., Wen & M., Ahmadian (Eds.), Researching L2 Task Performance and Pedagogy in honour of Peter Skehan, 67-92. John Benjamins.

Téléchargements

Publiée

2024-06-05

Comment citer

Zhang, M., & Santos, S. (2024). Opção na motivação da tarefa na aprendizagem de português como língua estrangeira. E- Revista De Estudos Interculturais , (12). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5789

Numéro

Rubrique

Artigos