Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

As propostas para publicação na E-REI devem ser enviadas, em versão completa e definitiva, apenas em suporte electrónico para: cei@iscap.ipp.pt.

Apenas aceitamos artigos dentro do período estipulado pelo Call for Papers anual.


Intruções gerais

- Os artigos completos devem ter no máximo 30 páginas.

- Os textos devem ser editados com espaçamento 1.5, páginas A4, fonte Times New Roman, tamanho 12.

- São aceites contribuições em Português, Inglês, Francês, Alemão ou Espanhol.

- O título do artigo, o resumo e as palavras-chave devem constar na primeira página do documento e em duas das línguas aceites.

- Os autores devem fornecer uma nota biográfica de até 150 palavras com alguns dados curriculares e apresentar a informação completa sobre a afiliação institucional, incluindo o nome da instituição de origem (Ex: Universidade, Faculdade, Departamento/Centro) e país.

- Certifique-se de que a contribuição é original e inédita, que sobre ela não pendem conflitos de interesse e não está em processo de avaliação ou publicação noutro periódico ou em qualquer outro tipo de obra.

- Aceitamos um máximo 3 imagens e gráficos por artigo, que devem estar em formatos legíveis e editáveis.

- Utilizar notas de rodapé e não notas de fim de documento.

- Os ficheiros para submissão deverão encontrar-se em formato Microsoft Word.

- Eventuais traduções e correções devem ser feitas pelos próprios autores.




Referencias Bibliográficas

Os autores são responsáveis pela correção das citações. As normas de referência deverão ser coerentes ao longo de todo o texto e seguir uma norma academicamente reconhecida. Recomendamos a utilização do estilo APA.


Citações e referências bibliográficas no corpo do texto

- As citações até 4 linhas fazem-se dentro de aspas curvas duplas (“ ”), em texto normal sem outro tipo de realce. A pontuação (ponto final ou vírgula) é colocada a seguir à referência.

- As citações com 5 ou mais linhas devem estar destacadas do corpo do texto, em tabulação recuada, letra um ponto inferior e sem aspas. A pontuação deve situar-se antes da referência.

- As referências bibliográficas relativas às citações incorporadas seguem o seguinte formato: (Dervin, 2019, p. 7).

Referências bibliográficas do final do texto

- Os três principais tipos de referências bibliográficas utilizados em textos académicos incluem livros, capítulos de livros e artigos em revistas científicas:

Christopher, D. (2015). British Culture: An Introduction. London and New York: Routledge.
Sarmento, C. (2014). New Images and Old Traditions in Portuguese Popular Culture. In C. Sarmento & R. Campos (Eds.), Popular and visual Culture (pp. 167-188). Cambridge: Cambridge Scholars Publishing.
Pascoal, S. (2018). “Identidade e interculturalidade: o Iberismo na Literatura de viagens portuguesa da segunda metade de Oitocentos”. E-REI – E-Revista de Estudos Interculturais, nº 6,. ISSN 2182- 6439.

- As referências que reportem a localizações na internet são precedidas da expressão “Retirado de”/“Retrieved from”, não sendo necessária a menção à data de consulta da ligação.

Para mais informações, consulte a norma APA.


Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Para qualquer pedido de esclarecimento adicional, por favor, envie um email para cei@iscap.ipp.pt


Publication Ethics and Malpractice Statement

 

Objetivos e escopo da revista

Nas páginas da E-REI cria-se um espaço virtual de intercâmbio de ideias e de trabalhos de investigação na vasta área dos Estudos Interculturais, na sua intersecção com os Estudos Culturais, os Estudos de Tradução & Interpretação, os Estudos de Comunicação e os Estudos Literários e Linguísticos. O Call for Papers está aberto anualmente, entre outubro e fevereiro. No caso de grande afluência de artigos, torna-se possível a publicação de um ou mais volumes nos meses de junho e julho.

A ideia desta Revista nasceu do interesse dos nossos alunos e bolseiros de integração na investigação pela atividade científica e da necessidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelo CEI e seus colaboradores e parceiros, tanto nacionais como internacionais, tanto docentes como discentes.O público-alvo da E-REI inclui investigadores, académicos, docentes e discentes de graduação e pós-graduação, bem como o público em geral.

Conhecimento, diálogo, coexistência e compreensão intercultural são fatores essenciais da multiculturalidade que caracteriza a sociedade contemporânea. Daí a importância do prefixo INTER de "interculturalidade": INTER como um movimento de conhecimento mútuo e como um modelo de comunicação recíproca, em igualdade, sem parte dominante ou dominada. A ideia de multiculturalismo tem oscilado entre utopia e exploração política, uma vez que, na realidade, muitas das chamadas sociedades multiculturais apenas toleram a presença das chamadas culturas "diferentes", culturas que vivem fechadas em si mesmas, marcadas pela etnicidade, religião ou língua, sem nunca tentarem conhecer-se e viverem juntas no dia-a-dia. Mas deve ser reconhecido que todas as culturas são híbridas, todas as culturas sofrem e exercem influências interculturais. É por isso que o propósito da E-REI: A E-Revista de Estudos Interculturais é fomentar o debate científico sobre estudos interculturais, como base para um futuro de constante tradução e diálogo numa escala global.

 

Controlo de qualidade editorial

Todos os manuscritos submetidos à revista são, numa primeira fase, analisados pela equipa editorial quanto à sua adequação temática e metodológica. Posteriormente, são sujeitos a um processo de revisão cega por pares, realizada por pelo menos dois avaliadores independentes. A revisão inclui a análise da originalidade, rigor científico, clareza e relevância do contributo. Sempre que necessário, podem ser solicitadas revisões adicionais. Este processo assegura a integridade científica e a qualidade dos artigos publicados.

 

Declaração de isenção de taxas

Declaro que não são cobradas taxas de publicação.

 

Política de Repositório

A E-REI é uma revista científica de acesso aberto revista por pares, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o utilizador ou para a sua instituição. É permitido aos utilizadores ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar ligações aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia à editora ou ao autor. A E-REI definiu regras e princípios éticos determinados pelo conselho editorial e pelo comité científico. 

 

Declaração de Direitos de Autor Editar Declaração de Direitos de Autor

Os/as autores/as retêm os direitos autorais dos seus trabalhos publicados na PRATICA, que são distribuídos ao abrigo da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-PartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito e licenciem as novas criações nos mesmos termos.

https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt

Política de Endogenia

A revista assegura que menos de 25% dos artigos publicados em cada número são da responsabilidade de autores/as afiliados/as à instituição editora, garantindo a diversidade, a imparcialidade e a abertura do processo editorial à comunidade científica nacional e internacional.

Artigos

Política padrão da secção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.