Considerações a respeito do real e do autêntico n’a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin)

Autores

  • Carolina Faria

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4741

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Walter Benjamin, Aura

Resumo

Este artigo pretende investigar os conceitos de realidade e autenticidade tendo como referência principal o ensaio “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica” de Walter Benjamin (1936). Leituras contemporâneas da obra, por sua vez possibilitam sua contextualização de maneira ainda mais atual. Dessa forma, será aqui abordada a sobrevivência da aura constatada por Benjamin como condição fundamental de autenticidade do objeto em tempos marcados por uma (hiper-) realidade cuja velocidade parece não comportá-la.

Biografia Autor

Carolina Faria

Carolina de Faria V. N. Brandão é licenciada em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e Mestre em Literaturas e Culturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa.
Desenvolve pesquisa académica nomeadamente em temáticas relacionadas à literatura e aos estudos culturais.

Downloads

Publicado

2022-07:-01

Como Citar

Faria, C. (2022). Considerações a respeito do real e do autêntico n’a obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin). E- Revista De Estudos Interculturais, (10). https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4741

Edição

Secção

Artigos