Educação Escolar Indígena Intercultural e o Ensino de Geografia
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4136Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Ensino de geografia, InterculturalidadeResumo
Este artigo tem por objetivo, trazer uma análise referente à educação escolar indígena no que tange ao ensino de geografia como contribuição para uma Educação Escolar Intercultural. Para isso, apresenta uma discussão introdutória sobre a história da educação escolar entre os povos indígenas no Brasil, destacando os empecilhos e as conquistas educacionais dos povos indígenas para a efetivação de uma educação escolar indígena Intercultural, destaca-se as conquistas introduzidas na Constituição do Brasil de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Proponho neste texto reflexões sobre como a Geografia enquanto disciplina nas escolas indígenas pode contribuir para um ensino escolar intercultural e como o saberestradicionais indígenas, podem ser correlacionado com os conteúdos da disciplina de Geografia indicado nos Referenciais Curriculares. Esse artigo fomenta discussões em torno da importância e da luta dos povos indígenas por uma educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.