Intercultural School Education and Geography Teaching
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4136Keywords:
Educação escolar indígena, Ensino de geografia, InterculturalidadeAbstract
Este artigo tem por objetivo, trazer uma análise referente à educação escolar indígena no que tange ao ensino de geografia como contribuição para uma Educação Escolar Intercultural. Para isso, apresenta uma discussão introdutória sobre a história da educação escolar entre os povos indígenas no Brasil, destacando os empecilhos e as conquistas educacionais dos povos indígenas para a efetivação de uma educação escolar indígena Intercultural, destaca-se as conquistas introduzidas na Constituição do Brasil de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Proponho neste texto reflexões sobre como a Geografia enquanto disciplina nas escolas indígenas pode contribuir para um ensino escolar intercultural e como o saberestradicionais indígenas, podem ser correlacionado com os conteúdos da disciplina de Geografia indicado nos Referenciais Curriculares. Esse artigo fomenta discussões em torno da importância e da luta dos povos indígenas por uma educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.