Educação Escolar Indígena Intercultural e o Ensino de Geografia

Auteurs

  • Francieli de Oliveira Meira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI :

https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4136

Mots-clés :

Educação escolar indígena, Ensino de geografia, Interculturalidade

Résumé

Este artigo tem por objetivo, trazer uma análise referente à educação escolar indígena no que tange ao ensino de geografia como contribuição para uma Educação Escolar Intercultural. Para isso, apresenta uma discussão introdutória sobre a história da educação escolar entre os povos indígenas no Brasil, destacando os empecilhos e as conquistas educacionais dos povos indígenas para a efetivação de uma educação escolar indígena Intercultural, destaca-se as conquistas introduzidas na Constituição do Brasil de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Proponho neste texto reflexões sobre como a Geografia enquanto disciplina nas escolas indígenas pode contribuir para um ensino escolar intercultural e como o saberestradicionais indígenas, podem ser correlacionado com os conteúdos da disciplina de Geografia indicado nos Referenciais Curriculares. Esse artigo fomenta discussões em torno da importância e da luta dos povos indígenas por uma educação escolar indígena específica, diferenciada e intercultural.

Téléchargements

Publiée

2021-07-14

Comment citer

Meira, F. de O. . (2021). Educação Escolar Indígena Intercultural e o Ensino de Geografia . E- Revista De Estudos Interculturais , (8). https://doi.org/10.34630/erei.vi8.4136

Numéro

Rubrique

Artigos