2020: XIV Encontro de CTDI - A desinformação na era da informação

					Ver 2020:  XIV Encontro de CTDI - A desinformação na era da informação

O XIV Encontro CTDI apresenta-se como um fórum de reflexão sobre a Informação na era da desinformação a decorrer de forma virtual no dia 3 de dezembro de 2020.

​Parece um paradoxo mas é uma realidade – e muito preocupante - existir desinformação numa sociedade predominantemente  digital, em que o que mais abunda é a informação propagada em quantidades e velocidades vertiginosas. Se as novas TIC vêm facilitar o acesso e produção mais generalizado e democratizado à informação também podem ser veículos facilitadores da propagação de qualquer tipo de informação, sem filtros de veracidade ou qualidade.

A desinformação, também associada às fake news, é considerada como informação falsa, criada e divulgada para a obtenção de benefícios económicos, com o propósito de enganar deliberadamente os utilizadores da mesma, causando-lhes prejuízo e muitas vezes prejuízo público, o que representa uma ameaça aos seus direitos fundamentais de cidadãos.

Associado a este problema não está só a questão da produção da informação mas também a adoção de comportamentos digitais que passam pela partilha da mesma ou pela publicação de comentários em redes sociais, tantas vezes sem as precauções que garantam a necessária credibilidade informacional.

Um destaque maior será dado aos profissionais da informação cujo papel é crucial no combate à desinformação, gerindo e ajudando outros a gerir informação fiável e determinante para a satisfação de necessidades informacionais, enfim, garantindo as condições para um adequado e responsável processo decisório, fundamental para o sucesso dos indivíduos e organizações.

O XIV Encontro de CTDI é, mais uma vez, um espaço privilegiado de reflexão sobre este tema atual, em que se pretende partilhar com o público diversificado – alunos, académicos e profissionais - saberes, experiências e boas práticas, de forma a combater esta realidade negativa e que exige de todos esclarecimento e desenvolvimento de espírito crítico, para além das políticas e legislação existente sobre a matéria.

Os subtemas do XIV Encontro de CTDI:

​- a desinformação e o papel do profissional da informação; 

- as causas da desinformação nas organizações; 

- a sobrecarga informacional; 

- os efeitos da desinformação; 

- as formas de combater a desinformação; 

- a informação enquanto recurso; 

- boas práticas no uso da informação e das tecnologias no combate à desinformação; 

- a inclusão digital; 

- a literacia e outras de interesse. 

Publicado: 2020-06-22