Gestão estratégica de informação contra notícias falsas: o caso do FamilySearch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4540

Palavras-chave:

Sistemas Integrados de Informação, Sistemas de Informação, Gestão Estratégica de Informação

Resumo

As questões de pesquisa que nortearam este trabalho foram: Como o FamilySearch Strategic Information Management (GEI) promove uma melhor prestação de serviços para os envolvidos no processo? E quais são  os atores que interferem em todo o processo do GEI?

A principal premissa deste artigo é que o GEI promoverá uma melhoria na eficiência do serviço prestado, enfatizando nesta abordagem o uso da informação como recurso estratégico. Os objetivos são saber como ocorre o GEI, entender quais atores estão envolvidos e seu papel em todo o processo. É apresentada uma revisão da literatura com base em uma abordagem sistêmica da organização. Os documentos analisados foram recuperados por meio do Scopus, Web of Science e fontes institucionais próprias. A ferramenta 5W1H também foi usada. Conclui-se que diferentes funções informacionais estão presentes em três sistemas de computador distintos e que esses sistemas formam o núcleo da tomada de decisão no SUD e no FamilySearch. Os diferentes atores do SIM e os papéis que desempenham na transformação da informação em inteligência competitiva também foram identificados para buscar a prestação de um serviço eficiente e confiável que promova maior conhecimento e combate às falsas notícias. 

Conclusão:

  • As várias funções de informação são integradas em pelo menos três sistemas informáticos que formam o núcleo da tomada de decisão da Instituição (SUD) e do FamilySearch como uma organização, todos alinhados para reduzir possíveis erros de informação.
  • Existem componentes e ferramentas que auxiliam neste processo, mas ainda existem problemas em conduzi-lo.
  • Para uma análise mais profunda dos problemas, é importante investigar mais a fundo o componente humano nesses tipos de sistemas.

Referências

Daft, R.& E. Weick, K (1984). Toward a Model of Organizations as Interpretation Systems. The Academy of Management Review, 9. Retrieved from https://doi.org/10.2307/258441.

LDS (2014). Family History Center Operations: Europe (April 2014). Salt Lake City: Utah. Retrieved from http://broadcast.churchofjesuschrist.org/elearning/FHD/Local_Support/FHC/EN/FHCOperationsGuide-Europe.pdf.

LDS (2017a). About MLS. In Support. Retrieved from https://www.lds.org/help/support/about-mls?lang=eng.

Sgourou, E., Katsakiori, P., Papaioannou, I., Goutsos, S.& Adamides, E (2012). Using Soft Systems Methodology as a Systemic Approach to Safety Performance Evaluation. Procedia Engineering, 45, 185–193. Retrieved from https://doi.org/10.1016/j.proeng.2012.08.141.

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Oliveira, D. M., Martins, S., & Carvalho, M. (2022). Gestão estratégica de informação contra notícias falsas: o caso do FamilySearch. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4540