2019: XIII Encontro de CTDI - Transformação digital: Novos desafios para a Gestão da Informação

					Ver 2019: XIII Encontro de CTDI - Transformação digital: Novos desafios para a Gestão da Informação

O XIII Encontro de CTDI intitulado “Transformação Digital: Novos Desafios para a Gestão de Informação” pretende ser um momento de reflexão partilhada entre os diferentes atores da área de Ciência da Informação e irá contar, uma vez mais, com a participação de oradores nacionais e estrangeiros. Este ano o XII Encontro de CTDI estreia um novo formato tendo aberto uma chamada de trabalhos, por forma a de um modo mais abrangente, despoletar a discussão desta temática.

O crescimento informacional, ao nível de volume, velocidade, variedade e complexidade, bem como a crescente importância da informação para todos os setores, torna os profissionais da informação elementos cruciais para a sua gestão, não importa a organização. De facto, em pleno séc. XXI a nossa vivência em rede subsiste e reforça-se na dimensão virtual assente em dados. Caminhamos para a concretização da Web Semântica, procuramos estabelecer modelos de estruturação de dados mais completos e complexos e a sua ligação através de relacionamentos semânticos.

Este ano o tema centra-se nos grandes conjuntos de dados que se encontram armazenados um pouco por todo o mundo – Big Data. Esta expressão (Big Data) associa-se aos 5 V: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. Efetivamente, a informação é, hoje o pilar da atual sociedade, no entanto, dado a quantidade de informação armazenada e disponível para posterior consulta, podemos identificar alguns dos desafios que se colocam atualmente e que se centram na análise, recolha, gestão e manutenção, pesquisa, partilha, armazenamento, transferência, visualização e, por fim, a privacidade dos dados. Facilmente se percebe que os desafios se centram ora nas questões físicas, ora nas questões virtuais associadas aos dados mas ainda nas questões legais e de privacidade de dados bem como na falta de profissionais com competências para lidar com a informação.

Assim, o XIII Encontro CTDI irá ser um espaço de reflexão e discussão sobre a Transformação Digital, mantendo a sua tradição de fórum de partilha e debate no âmbito da Ciência da Informação.

 

Publicado: 2019-06-22