Venda de informações através do Whatsapp

Autores

  • Dalbert Marques Oliveira Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4521

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Profissional da Informação, Conversas em linha, Vendas de informação no WhatsApp, WhatsApp Business

Resumo

Poucos se arriscariam a negar que a informação assume atualmente um peso imensurável e que a troca de informação, através de diálogos, em linha, por pares ou grupos, há muito se tornou banal na nossa sociedade. Com a perceção dessa realidade dezenas de empresas se especializaram na criação e comercialização — muitas vezes impercetível para o utilizador — de canais e ferramentas que possibilitam esta troca de informação. Essa comercialização é em si impercetível porque a grande maioria dos utilizadores não sabem que estão a comprar estas ferramentas com a sua informação pessoal. Com isso, novos desafios e oportunidades para a Gestão de Informação surgem na nossa sociedade. Uma destas oportunidades é a utilização da informação como moeda de troca ou um produto.  
Entre estas ferramentas que possibilitam a troca de informações entre pares ou grupos, encontra-se o WhatsApp, aplicação muito utilizada no Brasil e cada vez mais utilizada em Portugal. Há duas versões oficiais dessa app, a de uso comum e a de uso empresarial, sendo este segundo uso abordado com um maior peso neste artigo. A utilização do WhatsApp é uma questão que tem sido debatida por vários autores no campo das ciências e tecnologias da informação, sendo possível encontrar referências a esta, em autores como Adauto Pereira Gomes Neto, Iverson Barreto Manfrinato e Amanda Maria Cessel, entre outros. No entanto, até ao presente momento, nenhum deles abordou a questão do ponto de vista da utilização do WhatsApp como um serviço pago. Este uso, no entanto, é comum em áreas tão diversas como o intercâmbio de informações sobre bolsas de valores, criptomoedas, guias turísticos e até mesmo ilegalidades, como grupos que vendem informações sensíveis das forças de segurança pública, como a vigilância policial em estradas, abordagens policiais em comunidades (bairros, favelas, conglomerados urbanos) e operações de busca e apreensão no ambiente político.  
Este artigo irá abordar vários aspetos desta utilização, aproveitando, para isso um caso real da venda de  informações sobre Portugal para indivíduos interessados no país. Entre estes aspetos encontram-se os desafios relacionados com a informação e o conhecimento, os quais envolvem a recolha, tratamento, armazenamento, gestão, análise, manutenção, partilha e a privacidade desses. 

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Publicado

2022-03-28

Como Citar

Oliveira, D. M. (2022). Venda de informações através do Whatsapp . Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação, 9–17. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4521