A transformação digital na Vodafone e na NOS
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4523Palavras-chave:
Era Digital, Geração Z, Modelo de Negócios, Vodafone, NOSResumo
As empresas atuais utilizam a tecnologia com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho, garantindo melhores resultados. Numa sociedade digital em que a demanda por informação ou produto/serviço é cada vez acentuada, surgem novos modelos organizacionais que as empresas devem saber ajustar-se caso pretendam que ocorra a transformação digital. A Vodafone é um exemplo de sucesso que aposta neste processo, tendo ajudado várias empresas tais como a UAL, a Santini e a Schréder a fazerem frente às tendências e desafios da transformação digital. Através da adoção das soluções mais inovadoras do mercado, foram capazes de aumentar o alcance do seu negócio, ultrapassando estruturas rígidas e desintegradas, processos organizacionais fracos e comunicações pouco flexíveis. Estabelece-se, também, uma ponte comparativa com a NOS, outra operadora de telecomunicações móveis que se tem submetido às novas exigências da era digital, levando a transformação digital ao Super bock Group, Grupo BPI e Águas do Fastio.
Referências
Brito, A. (2014). Soma da Zon e da Optimus dá origem à marca NOS. Disponível em: https:/www.publico.pt/2014/05/16/economia/noticia/soma-da-zon-e-da-optimus-daorigem-a-marca-nos-1636292
Todor, D. R. (2016). Marketing automation. Bulletin ofthe Transilvania University of Bragov Series V: Economic Sciences.Disponível em: https://www.data.com
Ebert, C., & Duarte, C. H. C. (2018). Digital Transformation. IEEE Software, 35(4), 16-21. Disponível em: https:// doi.org/10.1109/MS.2018.2801537
Expert System Team. (2018). What is Machine Learning? A definition - Expert System. Disponível em: https://www.expertsystem.com/machine-learning-definition/
Lanzolla, G., & Anderson, J. (2008). Digital transformation. Business Strategy Review TA - TT -, 19(2), 72-76. Disponível em: https://eur.on.worldcat.org/oclc/5206153785
Loonam, J., Eaves, S., Kumar, V., & Parry, G. (2018). Towards digital transformation: Lessons learned from traditional organizations. Strategic Change, 27(2), 101109. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jsc.2185
Marques, J. R. (2017). Importância da cultura organizacional de uma empresa. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/importancia-culturaorganizacional-empresa
Negash, S., & Gray, P. (2008). Business Intelligence. In Handbook on Decision Support Systems 2 (pp. 175-193). Disponível em: hitps://doi.org/10.1007/978-3-540-48716-6_9
NOS (2019). NOS Inovação. Disponível em: https://www.nos.pt/institucional/PT/sobre-a-nos/empresas-e-negocios/Paginas/nos-inovacao.aspx
NOS (2019). Casos de Sucesso. Disponível em: https://www.nos.pt/empresas/repositorioinformacao/criar-uma-empresa/casos-sucesso/Pages/casos-sucesso.aspx
PortallBC (12/12/2017). IMPORTÂNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL DE UMA EMPRESA. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestaopessoas/importancia-cultura-organizacional-empresa
Pflaum, A. A., & Gólzer, P. (2018). The loT and digital transformation: Toward the data-driven enterprise. IEEE Pervasive Computing, 17(1), 87-91. Disponível em: https://doi.org/10.1109/MPRV.2018.011591066
Rebelo, A. (2019). Transformação Digital: o que é e quais os seus impactos na sociedade. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/transformacao-digital/
Rogers, D. L. (2017). Transformação Digital: repensando o seu negócio para a Era Digital.
Universit, M. (2019). Academy of Management Discoveries (AMD) SPECIAL ISSUE — CALL FOR
PAPERS. 4(3), 37/8-387.
Vodafone (2019). Observatório das empresas. Disponível em: https://www.vodafone.pt/business/observatorio-empresas/casos-sucesso/todos.html
Williams, A., Sept, B. (2015). Move Over, Millennials, Here Comes Generation Z. Disponível em: http://www.nytimes.com/2015/09/20/fashion/moveovermillennialsherecomesgenerationz.html?r=Ohttp://nyti.ms/1UZIAO1
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.