CONTRIBUTOS DO TEXTO PARA A TERMINOLOGIA DE BASE CONCEPTUAL. O CONCEITO DE "BLENDED LEARNING": UMA VIAGEM DIACRÓNICA

Auteurs

  • Joana Castro Fernandes

DOI :

https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198

Mots-clés :

Blended Learning, conceito,, texto de especialidade, Terminologia de base conceptual, qualidade

Résumé

Este artigo constituiu um exercício de reflexão sobre um dos cenários educativos mais promissores do Ensino Superior atual: o blended learning. Assumimos o
ponto de vista da Terminologia, disciplina que se ocupa da representação, da descrição e da definição do conhecimento especializado através da língua. Neste quadro teórico, os conceitos, enquanto elementos da estrutura do conhecimento, constituem um objeto de investigação de complexidade não despicienda, pois, apesar do postulado de que a língua é uma ferramenta fundamental para descrever e organizar o conhecimento, o princípio isomórfico não pode ser tomado como adquirido. A abordagem conceptual em Terminologia propõe uma visão precisa do papel da língua no trabalho terminológico, sendo premissa basilar que não existe uma correspondência unívoca entre os elementos atomísticos do conhecimento e os elementos da expressão linguística. Não obstante, como será demonstrado, a análise do texto de especialidade é uma ferramenta relevante para acesso ao conceito, constituindo um dos principais ambientes discursivos ao dispor do terminólogo.

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Publiée

2018-11-23

Comment citer

Castro Fernandes, J. (2018). CONTRIBUTOS DO TEXTO PARA A TERMINOLOGIA DE BASE CONCEPTUAL. O CONCEITO DE "BLENDED LEARNING": UMA VIAGEM DIACRÓNICA. POLISSEMA, 1(18), 91–97. https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198

Numéro

Rubrique

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