CONTRIBUTOS DO TEXTO PARA A TERMINOLOGIA DE BASE CONCEPTUAL. O CONCEITO DE "BLENDED LEARNING": UMA VIAGEM DIACRÓNICA

Autores/as

  • Joana Castro Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198

Palabras clave:

Blended Learning, conceito,, texto de especialidade, Terminologia de base conceptual, qualidade

Resumen

Este artigo constituiu um exercício de reflexão sobre um dos cenários educativos mais promissores do Ensino Superior atual: o blended learning. Assumimos o
ponto de vista da Terminologia, disciplina que se ocupa da representação, da descrição e da definição do conhecimento especializado através da língua. Neste quadro teórico, os conceitos, enquanto elementos da estrutura do conhecimento, constituem um objeto de investigação de complexidade não despicienda, pois, apesar do postulado de que a língua é uma ferramenta fundamental para descrever e organizar o conhecimento, o princípio isomórfico não pode ser tomado como adquirido. A abordagem conceptual em Terminologia propõe uma visão precisa do papel da língua no trabalho terminológico, sendo premissa basilar que não existe uma correspondência unívoca entre os elementos atomísticos do conhecimento e os elementos da expressão linguística. Não obstante, como será demonstrado, a análise do texto de especialidade é uma ferramenta relevante para acesso ao conceito, constituindo um dos principais ambientes discursivos ao dispor do terminólogo.

Publicado

2018-11-23

Cómo citar

Castro Fernandes, J. (2018). CONTRIBUTOS DO TEXTO PARA A TERMINOLOGIA DE BASE CONCEPTUAL. O CONCEITO DE "BLENDED LEARNING": UMA VIAGEM DIACRÓNICA. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(18), 91–97. https://doi.org/10.34630/polissema.vi18.3198

Número

Sección

Articulos