ECOS CAÓTICOS (1975) E TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: NOTAS SOBRE OS PONTOS DE CONTATO ENTRE AS POÉTICAS DE JAIRO FERREIRA E SOUSÂNDRADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.v1i23.5002

Palabras clave:

Tradução intersemiótica, Sincronia, Deambulação, Cinema marginal, Vanguarda

Resumen

A produção artística contemporânea interessada na oxigenação da linguagem parece dinamizar os interstícios formais das obras, abandonando o apelo ao específico, numa virada próxima à sinestesia e à hibridização. Nesse sentido, este trabalho deteve-se à análise comparada entre duas obras situadas em meios distintos, quais sejam: poema e cinema. O curta-metragem intitulado “Ecos caóticos” (1975), do diretor Jairo Ferreira, é responsável por abordar sincronicamente módulos informacionais contidos na poética de Sousândrade em seu longo poema O Guesa, daí a aproximação levada à cabo neste estudo. Para tal, recorreu-se à tradução intersemiótica (Plaza, 1987), abordagem crítica que considera a interação das obras em sistemas semióticos dispares. Além disso, a leitura que se desenvolveu sobre o poema e o curta-metragem orientou-se a partir de um ponto em comum: a temática da viagem, do périplo, da deambulação. Problematizou-se, ainda, a questão da vanguarda na concepção ética e estética dos criadores em consonância com a categoria inventor elaborada pelo crítico e poeta estadunidense Ezra Pound (1990) – no caso do cineasta, tal elaboração interage com a particularização de sua poética no cerne do cinema marginal produzido no Brasil. No trato com o conteúdo do poema quando da tradução operada por Ferreira, outras áreas que não a teoria/crítica literária foram articuladas para ampliar a discussão, de tal maneira que a antropologia e os estudos urbanos sustentaram algumas questões no que se refere à representação do ameríndio nas duas expressões artísticas e na relação dos personagens com o espaço.       

Biografía del autor/a

Rafael Ferreira de Aquino Passos, UFRN

Mestrando em Literatura Comparada (na linha de poéticas da modernidade e da pós-modernidade) pelo PPGEL/UFRN. Desenvolve pesquisas nas áreas de teoria/crítica de literatura e de cinema.

Citas

Bernardet, J. (2012). Cinema marginal?. In E. Puppo (Org.), Cinema marginal brasileiro: filmes produzidos nos anos 1960 e 1970 (pp. 12-16). Heco Produções Ltda.

Campos, A. de, & Campos, H. de. (1982). ReVisão de Sousândrade. (2ª ed.). Nova Fronteira.

Campos, H. de. (2001). A peregrinação transamericana do Guesa de Sousândrade. Revista USP, (50), 221-231. http://surl.li/frzxf.

Cernicchiaro, A. C. (2016). Sousândrade-Guesa e a cidade-inferno. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, 12, 89–99. http://surl.li/fsrlg.

Cuccagna, C. (2004). A visão do ameríndio na obra de Sousândrade. Wilma Katinsky Barreto de Souza (Trad.). HUCITEC.

Danowsky, D., & De Castro, V.. (2017). Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. (2ª ed.). Cultura e barbárie: Instituto Socioambiental.

Ferreira, J. (2016). Cinema de invenção. (3ª.ed.). azougue editorial.

Lévi-Strauss, C. (1988). Tristes trópicos. Editorial Paidós.

Lima, C. (1962). O campo visual de uma experiência antecipadora: Sousândrade. Estudos universitários, (2), 1-15. http://surl.li/frzwz.

Lobo, L. (1986). Épica e modernidade em Sousândrade. Editora da Universidade de São Paulo.

Mello, C. A. de. (2011). An-danças Urbanas em Xiao Wu e Na Cidade de Sylvia. Revista Eco-Pós, 14(1). http://surl.li/frzws.

Mendonça, A., & Fonseca, D. (2020). Caminhabilidade em questão: práticas, políticas e cotidiano. VI Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (pp. 1-13). ENANPARQ. http://surl.li/frzwk.

Plaza, J. (1987). Tradução intersemiótica. Perspectiva.

Rocha, M. L. (2003). O "caso" Sousândrade na história literária brasileira. Revista USP, (56), 213-220. https://encurtador.com.br/qs025.

Sousândrade, J. de. (2009). O Guesa. Demônio Negro.

Souza, A. (2008). A nação Guesa de Sousândrade: uma narrativa em viagem. AML/EDUEMA/FSADU.

Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Passos, R. F. de A. (2023). ECOS CAÓTICOS (1975) E TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA: NOTAS SOBRE OS PONTOS DE CONTATO ENTRE AS POÉTICAS DE JAIRO FERREIRA E SOUSÂNDRADE. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(23), 135–154. https://doi.org/10.34630/polissema.v1i23.5002

Número

Sección

Estudios