«THE PICTURE OF DORIAN GRAY»: BELEZA, ARTE, REPRESENTAÇÃO

Autores/as

  • Teresa Alexandra Azevedo Pataco

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3322

Palabras clave:

estilística, retórica, estetismo

Resumen

A escolha da obra The Picture of Dorian Gray para objecto de uma análise literária de pendor retórico-estilístico é, acima de tudo, fruto de um gosto muito pessoal. Partindo da leitura rigorosa da obra em questão, concentrámo-nos inicialmente no particular de forma a tentar chegar a características distintivas da produção literária de Wilde. Esta afigurou-se-nos como a melhor estratégia para atingir o objectivo que nos propúnhamos: reconhecer a existência de um padrão específico na escrita do autor e estabelecer a forma como esse padrão exemplifica uma determinada época literária. E assim foi possível descortinar que Oscar Wilde dá ao mundo um único romance onde são profundamente explorados os ideais da Arte recriada, da Beleza reabilitada e das suas Representações teatrais. The Picture of Dorian Gray abre vários precedentes literários, de entre os quais se destaca a coragem de assumir na forma os preceitos convencionados pelos estetas para a vida quotidiana. Os leitores conquistados por tais técnicas são recompensados com a sensação por vezes indefinível de terem apreciado o mais recôndito da alma humana.

Publicado

2019-08-21

Cómo citar

Azevedo Pataco, T. A. (2019). «THE PICTURE OF DORIAN GRAY»: BELEZA, ARTE, REPRESENTAÇÃO. POLISSEMA – Revista De Letras Do ISCAP, 1(6). https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3322

Número

Sección

Articulos