«THE PICTURE OF DORIAN GRAY»: BEAUTY, ART, REPRESENTATION

Authors

  • Teresa Alexandra Azevedo Pataco

DOI:

https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3322

Keywords:

Stylistics, Rhetoric, Aestheticism

Abstract

A escolha da obra The Picture of Dorian Gray para objecto de uma análise literária de pendor retórico-estilístico é, acima de tudo, fruto de um gosto muito pessoal. Partindo da leitura rigorosa da obra em questão, concentrámo-nos inicialmente no particular de forma a tentar chegar a características distintivas da produção literária de Wilde. Esta afigurou-se-nos como a melhor estratégia para atingir o objectivo que nos propúnhamos: reconhecer a existência de um padrão específico na escrita do autor e estabelecer a forma como esse padrão exemplifica uma determinada época literária. E assim foi possível descortinar que Oscar Wilde dá ao mundo um único romance onde são profundamente explorados os ideais da Arte recriada, da Beleza reabilitada e das suas Representações teatrais. The Picture of Dorian Gray abre vários precedentes literários, de entre os quais se destaca a coragem de assumir na forma os preceitos convencionados pelos estetas para a vida quotidiana. Os leitores conquistados por tais técnicas são recompensados com a sensação por vezes indefinível de terem apreciado o mais recôndito da alma humana.

Published

2019-08-21

How to Cite

Azevedo Pataco, T. A. (2019). «THE PICTURE OF DORIAN GRAY»: BEAUTY, ART, REPRESENTATION. POLISSEMA – ISCAP Journal of Letters, 1(6). https://doi.org/10.34630/polissema.vi6.3322

Issue

Section

Research Articles