Desperdício Alimentar nas Dietas de Textura Modificada em Contexto Hospitalar
PDF

Palavras-chave

Desperdício Alimentar
Hospital
Dieta de Textura Modificada
Desperdício no Prato

Como Citar

Teixeira, Ânia, Gaspar, M., Lima, A., Magalhães, D., Serdoura, S., & Gomes, I. (2024). Desperdício Alimentar nas Dietas de Textura Modificada em Contexto Hospitalar. Proceedings of Research and Practice in Allied and Environmental Health, 2(2), 4. https://doi.org/10.26537/prpaeh.vi.5492

Resumo

Enquadramento: O Desperdício Alimentar (DA) contribui para a maior parte do desperdício total em meio hospitalar (1–3). Assim, a diminuição do DA é considerada uma medida fulcral para o incremento da sustentabilidade alimentar(4). Quando se desperdiçam refeições, todos os recursos de produção utilizados como água, energia, mão-de-obra, tempo e custos são desaproveitados(2). Os doentes com prescrição de dietas de textura modificada, como a dieta cremosa, podem experienciar e percecionar de forma negativa o momento da refeição, fator que culmina num maior DA por diminuição da ingestão(5,6).  Objetivo: O presente trabalho teve como principal objetivo determinar quantitativamente o DA na dieta cremosa, com finalidade de promover uma melhor gestão de recursos económicos e ambientais, bem como percecionar o grau de aceitação entre dietas de preparação hospitalar e dietas comerciais de preparação instantânea.  Metodologia: Foi avaliado o DA de todos os componentes da refeição através do método quantitativo de pesagem aplicado a um total de 229 refeições (79 jantares e 150 almoços) nas duas unidades do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa. A análise de dados foi feita através dos programas Microsoft Excel e SPSS versão 28. Resultados: Foi verificado um DA médio de 471,0g por refeição, destacando-se um maior DA na componente prato (238,3g). Não foram verificadas diferenças estatisticamente significativas entre o DA das dietas hospitalares e das dietas comerciais de preparação instantânea (p=2,58). Observou-se que o cumprimento das capitações permitia uma redução do DA em 17,8% e uma redução de custos associados em 27,6%.  Conclusão: Verificou-se uma elevada taxa de DA nas dietas cremosas de preparação hospitalar e de preparação instantânea. Um maior rigor no processo de empratamento, com cumprimento das capitações, parece ter um impacto significativo na redução do DA e custos associados.

https://doi.org/10.26537/prpaeh.vi.5492
PDF

Referências

Goonan S, Mirosa M, Spence H. Getting a Taste for Food Waste: A Mixed Methods Ethnographic Study into Hospital Food Waste before Patient Consumption Conducted at Three New Zealand Foodservice Facilities. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics. 1 de janeiro de 2014;114(1):63–71.

Cook N, Collins J, Goodwin D, Porter J. A systematic review of food waste audit methods in hospital foodservices: development of a consensus pathway food waste audit tool. Journal of Human Nutrition and Dietetics. 2022;35(1):68– 80.

Williams P, Walton K. Plate waste in hospitals and strategies for change. European e-Journal of Clinical Nutrition and Metabolism. 1 de dezembro de 2011;6(6):e235–41.

Alshqaqeeq F, Twomey JM, Overcash MR. Food waste in hospitals: review. International Journal of Healthcare Technology and Management [Internet]. 21 de março de 2019 [citado 14 de setembro de 2023]; Disponível em: https://www.inderscienceonline.com/doi/10.1504/IJHTM.2018.098389

Wu XS, Miles A, Braakhuis AJ. Texture-Modified Diets, Nutritional Status and Mealtime Satisfaction: A Systematic Review. Healthcare (Basel). 24 de maio de 2021;9(6):624.

Impacto das dietas de textura modificada no estado nutricional dos idosos. Acta Portuguesa de Nutrição, , Pág 44-47 [Internet]. -- [citado 14 de setembro de 2023]; Disponível em: https://actaportuguesadenutricao.pt/edicoes/httpsactaportuguesadenutricao-ptwp-contentuploads20210808_artigorevisao-pdf/

Creative Commons License

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.

Direitos de Autor (c) 2024 Ânia Teixeira, Marta Gaspar, Ana Lima, Dulce Magalhães, Sara Serdoura, Isabel Gomes