Dinâmica da pedagogia interactiva: Um estudo das práticas pedagógicas na escola secundária X, em Nampula
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v12i3.6283Palavras-chave:
Pedagogia interactiva, Gestão da sala de aula, Práticas pedagógicas, Escola Secundária X, NampulaResumo
O artigo que se apresenta analisa a dinâmica das práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Secundária X, em Nampula, à luz dos princípios da pedagogia interactiva, com o objectivo de identificar os principais avanços e obstáculos à sua implementação. Adoptou-se uma abordagem mista, com a aplicação de questionários a uma amostra de 136 participantes, num universo de 33 professores e 206 alunos da escola. A amostra é composta por 30 professores — incluindo o coordenador pedagógico — e 106 alunos, representando 91% dos professores e 56% dos alunos da escola. Além disso, realizou-se também uma entrevista ao coordenador pedagógico da escola, bem como observações em salas de aula. Os dados foram organizados em três categorias analíticas: (1) o papel do professor na gestão da sala de aula; (2) a formação docente e a inovação pedagógica; e (3) as estratégias pedagógicas centradas no aluno e na participação activa. A técnica de análise de conteúdo foi o instrumento utilizado para o tratamento dos dados. Os resultados da investigação indicam que a pedagogia interactiva ainda não se encontra consolidada no contexto das actividades lectivas da escola analisada. Os professores continuam a adoptar um ensino baseado no modelo tradicional, em que os alunos não são considerados agentes activos no processo lectivo.
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