Cantinho dos Sorrisos - Um projeto de Educação Social em contexto de Saúde Mental
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i3.5756Palavras-chave:
Educação Social, Investigação-ação-participativa, Doença mental, Autonomia, EmpoderamentoResumo
O presente trabalho visa espelhar um projeto de educação social desenvolvido numa resposta de Saúde Mental de um centro hospitalar da região norte de Portugal, cuja finalidade é prestar apoio às pessoas com doença mental grave e respetivas famílias no seu processo de reabilitação psicossocial. Trata-se, assim, de uma resposta cuja missão e valores assentam nos pressupostos da psiquiatria comunitária, visando a aproximação da intervenção e da pessoa com experiência em doença mental à comunidade.
Apoiado metodologicamente na Investigação-Ação Participativa, o projeto “Cantinho dos Sorrisos” procurou promover a participação, a autonomia e o empoderamento das pessoas com experiência em doença mental. Como estratégia recorreu-se à reabilitação de uma horta biológica, tendo sido desenvolvidas três ações interdependentes: (Re)Descobrir, que integrou momentos de partilha, pesquisa, discussão e tomada de decisão; (Re)Construir, que operacionalizou o planeado anteriormente; (Re)Utilizar, que deu fim aos produtos cultivados.
O processo coletivamente vivido de conceção, planeamento e concretização da horta biológica permitiu que se dessem passos em prol de uma maior autonomia e empoderamento dos sujeitos com experiência em doença mental. Uns com os outros, puderam: reconhecer e valorizar os seus saberes e competências; fazer escolhas, tomar decisões e comprometer-se na ação; vivenciar experiências (mais) significativas e saudáveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ana Isabel Oliveira, Sofia Veiga
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.