Acessibilidade em espaços culturais da cidade do Porto
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5748Palavras-chave:
Acessibilidade, Cultura, Museus, Património, EducaçãoResumo
Com o título A Imaginação de uma Visita? Estudo de Caso comparativo sobre as condições de acessibilidade em museus da cidade do Porto, este trabalho é baseado na acessibilidade cultural. A presente comunicação é desenvolvida no âmbito da dissertação de mestrado em Património, Artes e Turismo Cultural, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
A acessibilidade é a base para a igualdade de oportunidades.
Neste sentido, com este estudo procura-se não só refletir no conceito de acessibilidade e inclusão, como também pretende-se analisar as condições de acesso às instalações e aos conteúdos. Para isso, foram selecionados quatro museus da cidade do Porto – o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu da Misericórdia do Porto, o Museu dos Transportes e das Comunicações da Alfândega do Porto e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. As metodologias utilizadas para esta investigação foi apesquisa bibliográfica e documental, a participação em sessões produzidas pela Acesso Cultura, a visita aos espaços museológicos, as conversas informais, as notas de campo, os registos fotográficos e os inquéritos por questionário. Deste estudo, conclui-se que as instituições possuem conhecimento sobre o assunto e reconhecem as suas necessidades. Contudo, têm dificuldade em debatê-lo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Cláudia Sousa
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.