Mindfulness e satisfação com a profissão como preditores de bem-estar docente
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i3.5357Palavras-chave:
Mindfulness, Bem-estar psicológico, Satisfação com a profissão, DocentesResumo
A carreira docente é reconhecida como das mais sujeitas a stress e desgaste emocional. Este estudo teve como objetivos descrever os níveis de bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente dos docentes portugueses; analisar a relação entre bem-estar, mindfulness e satisfação com a profissão docente; e identificar a capacidade preditiva do mindfulness e da satisfação com a profissão docente para o bem-estar docente. Realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e correlacional, com a participação de 734 professores (89.1% do sexo feminino). Os dados foram recolhidos online, através do questionário de dados sociodemográficos e socioprofissionais, da escala de satisfação com a profissão, da escala de bem-estar psicológico (EMMBEP) e da escala de mindfulness (PHLMS). Os resultados do estudo demonstraram a existência de scores médios na perceção de bem-estar. Verificou-se que a consciência e a satisfação com a profissão se assumiram como preditores positivos do bem-estar docente, enquanto que a aceitação demonstrou ser um preditor negativo. Conclui-se que a satisfação com a profissão está relacionada com a perceção de bem-estar psicológico dos docentes desta amostra. Também as práticas de mindfulness têm implicações na perceção do bem-estar psicológico, sendo que a consciência contribuiu positivamente para esse bem-estar, enquanto que a dimensão aceitação demonstrou ser um preditor negativo. O conhecimento relativo à forma como as variáveis aqui estudadas têm impacto na perceção de bem-estar psicológico torna-se relevante para o desenho de intervenções mais ajustadas às necessidades dos docentes.
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