Formulação de problemas numa turma de 4.º ano de escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v11i2.5007Palavras-chave:
Formulação de problemas, Resolução de problemas, Números e operaçõesResumo
Neste artigo será apresentada uma investigação relativa à formulação de problemas, utilizando a estratégia “aceitando os dados”, no âmbito do domínio Números e Operações, no 4.º ano.
Trata-se de uma unidade didática, que pretendeu compreender “Quais os benefícios da formulação de problemas na aprendizagem dos alunos do 4.º ano?”. Para tal, foi seguida uma metodologia de carácter misto, tendo-se desenvolvido o estudo com 19 alunos do 4.º ano de escolaridade, de idades compreendidas entre os 9 e os 11 anos.
A unidade didática aplicada englobou cinco situações formativas, nas quais se promoveram tarefas de formulação de problemas, através da aceitação de dados. Relevou-se a articulação de saberes como alavanca para uma aprendizagem significativa, sendo que foi utilizada a área do português como estimulador desafiante da comunicação matemática provocando múltiplas aprendizagens associadas à elaboração de enunciados com sentido.
Após as situações formativas, verificou-se uma melhoria significativa sobretudo na capacidade de formular problemas escritos, de os entender e interpretar, beneficiando de forma direta o raciocínio matemático, a comunicação matemática e a resolução de problemas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Joana Faria, Daniela Mascarenhas, Nuno Miguel Silva, Paula Quadros-Flores
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.