Inovar a Educação com o pensamento computacional: Uma experiência didática no 4.º ano de escolaridadeInovar a Educação com o Pensamento Computacional
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4920Palavras-chave:
Pensamento computacional, Interdisciplinaridade, Resolução de problemas, Literacia digitalResumo
Ensinar a pensar de forma crítica e criativa é atualmente um pilar fundamental da formação e da participação cívica. A investigação partiu da questão “Como ensinar a pensar usando fundamentos de pensamento computacional?”. Tendo por base um desenho interdisciplinar, o estudo baseou-se numa metodologia com caraterísticas de investigação-ação uma vez que o investigador estava intimamente ligado à ação e à vontade de se envolver na transformação das práticas no contexto educativo da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo envolveu 22 crianças do 4.º ano de escolaridade de uma escola da Área Metropolitana do Porto. Para a recolha de dados utilizou-se uma metodologia mista com caraterísticas de Investigação-Ação. Nesse sentido, além de outros instrumentos, deu-se relevo a uma escala de avaliação adaptada de Özgen Korkmaz. Os resultados revelam que o pensamento computacional, aliado a um processo colaborativo e interdisciplinar, promove o pensamento abstrato e fomenta o interesse e o envolvimento dos alunos no processo de resolução de problemas estimulando diversas capacidades pessoais e sociais.
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