Potencialidades e limitações de diferentes ferramentas digitais para o ensino remoto das Ciências Naturais e da Matemática

Autores

  • Angela Couto Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • Sara Aboim Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação https://orcid.org/0000-0002-7115-2998
  • Beatriz Mesquita Dias Colégio Internato Claret
  • Cláudia Maia-Lima Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; inED - Centro de Investigação e Inovação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4600

Palavras-chave:

Ferramentas digitais, ensino à distância, motivação, interação

Resumo

A situação pandémica provocada pelo SARS-CoV-2 obrigou, em março de 2020 e em outros momentos subsequentes, à suspensão do ensino presencial e à adoção do ensino remoto. Esta situação excecional gerou constrangimentos e oportunidades à Escola, exigindo dos professores um esforço inigualável para garantir que as aprendizagens dos alunos não ficassem comprometidas. Neste processo, os recursos digitais permitiram minimizar o impacto das barreiras físicas e uma melhor adequação ao novo ambiente de aprendizagem.

Esta investigação, que incluiu 45 alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola do Porto, procurou perceber as potencialidades e limitações de três ferramentas digitais (Seesaw, Google Classroom e Pear Deck) para o processo de ensino e de aprendizagem, em Matemática e Ciências Naturais, no ensino remoto. Através de uma metodologia qualitativa de um estudo de caso, recolheram-se notas de campo, produções escritas e respostas a um inquérito por questionário realizado pelos alunos. Os dados obtidos revelaram vantagens na utilização destas ferramentas digitais, tais como, o desenvolvimento da autonomia, das competências digitais e da responsabilidade dos alunos no processo de aprendizagem. Verificou-se uma maior interação entre agentes educativos favorecendo uma grande motivação em todos.

Downloads

Publicado

2023-06-27

Como Citar

Couto, A., Aboim, S., Mesquita Dias, B., & Maia-Lima, C. (2023). Potencialidades e limitações de diferentes ferramentas digitais para o ensino remoto das Ciências Naturais e da Matemática. Sensos-e, 10(2), 3–10. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v10i2.4600