Contextualização de problemas de matemática suporte para uma aprendizagem com significado
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3468Palavras-chave:
contextualização, resolução de problemas, matemática, motivaçãoResumo
A excessiva mecanização do ensino da matemática em Portugal é, segundo vários estudos, a principal causa para esta disciplina ser considerada abstrata, complexa, desconectada da realidade e desinteressante para muitos alunos. Assim, “para que serve a matemática?” é uma pergunta que paira no pensamento do aluno que não vislumbra a sua aplicabilidade no quotidiano. Urge promover aprendizagens contextualizadas, próximas da cultura do aluno, colocando-o como agente ativo no processo de construção dos seus saberes. Desta premissa surgiu este estudo realizado com 15 alunos do 3.º ano de escolaridade, através do qual se procurou desenvolver a competência na resolução de problemas vivencialmente contextualizados. O objetivo do estudo foi o de perceber se a contextualização dos problemas, resolvidos através do método de Polya, teria potencial para motivar e envolver os alunos nessas competências, que são fundamentais para a matemática enquanto disciplina e para as vivências diárias.
O estudo evidenciou que a resolução de problemas contextualizados possibilita um desenvolvimento cognitivo relacional mais significativo. Os problemas, contextualizados com situações próximas da realidade dos alunos, alteraram a sua postura e melhoraram o desempenho, mostrando maior predisposição para a matemática. A motivação, o gosto e a confiança, revelaram-se fulcrais no entendimento de uma matemática relacional em detrimento da procedimental.