Filosofia para Crianças & Arte: possibilidades de um (re)encontro

Autores

  • António Guedes
  • Susana Lopes ESE

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3172

Palavras-chave:

filosofia, ilustração, educação, interdisciplinaridade, infância

Resumo

Este artigo sinaliza as potencialidades de um trabalho colaborativo em torno de duas Unidades Curriculares de cursos diferentes – Filosofia para Crianças, disciplina opcional do curso de Educação Social e Ilustração do Curso de Artes Visuais Tecnológicas Artísticas. Potenciando a importância da interdisciplinaridade como eixo estruturante do processo formativo, o trabalho desenvolvido permite elencar as conexões existentes entre estas duas áreas do saber e permite reconhecer quer nos processos desenvolvidos quer nos produtos alcançados um momento formativo de inegável interesse e qualidade onde os alunos reconheceram-se com vez e voz.

Na Unidade Curricular de Filosofia para Crianças os alunos encetaram um trabalho de conhecimento e exploração de diferentes propostas metodológicas, em particular a que Lipman propôs e desenvolveu. Às estórias criadas, foi desenvolvido um manual que continha, planos de discussão, atividades e exercícios que ajudam a (re)ler as estórias.

Posteriormente, os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos em Ilustração, criando livros destinados a um público infanto-juvenil para os textos criados.

O trabalho interdisciplinar vivido, aproximou pessoas e saberes e constituiu-se um forte contributo para a pesquisa de novas relações na procura da valorização e da promoção da descoberta de diferentes abordagens na conceção, observação e interiorização da Ilustração.

Downloads

Publicado

2019-12-05

Como Citar

Guedes, A., & Lopes, S. (2019). Filosofia para Crianças & Arte: possibilidades de um (re)encontro. Sensos-e, 6(3), 92–101. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3172