Filosofia para Crianças & Arte: possibilidades de um (re)encontro
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3172Palavras-chave:
filosofia, ilustração, educação, interdisciplinaridade, infânciaResumo
Este artigo sinaliza as potencialidades de um trabalho colaborativo em torno de duas Unidades Curriculares de cursos diferentes – Filosofia para Crianças, disciplina opcional do curso de Educação Social e Ilustração do Curso de Artes Visuais Tecnológicas Artísticas. Potenciando a importância da interdisciplinaridade como eixo estruturante do processo formativo, o trabalho desenvolvido permite elencar as conexões existentes entre estas duas áreas do saber e permite reconhecer quer nos processos desenvolvidos quer nos produtos alcançados um momento formativo de inegável interesse e qualidade onde os alunos reconheceram-se com vez e voz.
Na Unidade Curricular de Filosofia para Crianças os alunos encetaram um trabalho de conhecimento e exploração de diferentes propostas metodológicas, em particular a que Lipman propôs e desenvolveu. Às estórias criadas, foi desenvolvido um manual que continha, planos de discussão, atividades e exercícios que ajudam a (re)ler as estórias.
Posteriormente, os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos em Ilustração, criando livros destinados a um público infanto-juvenil para os textos criados.
O trabalho interdisciplinar vivido, aproximou pessoas e saberes e constituiu-se um forte contributo para a pesquisa de novas relações na procura da valorização e da promoção da descoberta de diferentes abordagens na conceção, observação e interiorização da Ilustração.