Internacionalização do ensino superior: para além da mobilidade internacional

Autores

  • Marina Amorim de Sousa ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto b ISRC - Interdisciplinary Studies Research Center, ISEP
  • Teresa Nogueira
  • Ana Barata
  • Ana Moura
  • Carlos Félix
  • Nuno Escudeiro
  • Vítor Costa

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3106

Palavras-chave:

Internacionalização do ensino superior, Internacionalização at-home, Interculturalidade e internacionalidade, Cidadania global

Resumo

A internacionalização não pode ser implementada na ausência do entendimento sobre as mudanças permanentes a que o mundo global está hoje sujeito e o seu propósito deve ser a melhoria da qualidade e dar um contributo significativo para a sociedade.

Mesmo na presença de um número considerável de estratégias internacionais, nacionais, regionais e locais que dinamizam a internacionalização através da mobilidade, o número de estudantes em mobilidade internacional na área da OCDE em 2015 representa cerca de 5,6% das matrículas a nível mundial, valor que demonstra que a maioria dos estudantes são-no no seu país de origem. O padrão de mobilidade concentra-se num pequeno conjunto de países, moldado por fatores de proximidade, e os maiores países anfitriões são as economias avançadas de língua inglesa.

Proporcionar excelentes oportunidades de mobilidade é fundamental, mas além de oferecer oportunidades para a pequena proporção de estudantes que pode estudar fora, a instituição deve esforçar-se para oferecer, a todos, as competências necessárias para obter sucesso no mundo global.

O objetivo desta comunicação é discutir o conceito de internacionalização at-home e a criação de uma cultura promotora da compreensão internacional ou intercultural que não implique necessariamente o envolvimento em programas de mobilidade ou outras atividades além-fronteiras.

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Publicado

2019-12-05

Como Citar

Sousa, M. A. de, Nogueira, T., Barata, A., Moura, A., Félix, C., Escudeiro, N., & Costa, V. (2019). Internacionalização do ensino superior: para além da mobilidade internacional. Sensos-e, 6(3), 28–38. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i3.3106