Construção de um referencial de avaliação de desempenho do estudante de línguas em estágio pedagógico: problemas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2257Palavras-chave:
assessment document, student-teacher performance, practicum, pre-service teacher education, language teachingResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os mecanismos de construção e as questões teóricas e metodológicas subjacentes ao processo de elaboração de um referencial de avaliação do desempenho de professores de línguas em formação inicial nos cursos de mestrado em ensino e de português língua segunda/língua estrangeira da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) tornando visíveis algumas das opções teóricas e metodológicas assumidas. O referencial de avaliação de desempenho do estudante em estágio pedagógico constitui-se como documento revelador da avaliação da formação de professores de línguas da FLUP e configura o perfil do futuro professor de línguas. Em 2015, um grupo constituído por docentes e investigadores da FLUP, em colaboração com docentes orientadores de estágio, iniciou um processo de elaboração de um referencial de avaliação no âmbito da formação de professores de línguas. Esse processo desenvolveu-se em diversas etapas, tendo havido monitorização do documento por parte de um grupo de orientadores cooperantes, de supervisores e de outros professores de alguma forma associados ao estágio pedagógico. Neste artigo, encontra-se a descrição das dificuldades e desafios relativos a cada etapa e a explicitação das referências teóricas em que se fundam as opções assumidas.