Desigualdades educacionais no Ensino Médio Brasileiro
uma análise do perfil socioeconómico de jovens que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.34630/sensos-e.v4i1.2253Palavras-chave:
Ensino médio brasileiro; desigualdades escolares; Juventude e EscolaResumo
A expansão do acesso à educação básica no Brasil, nos diferentes níveis, nas últimas décadas, ainda que cercada de contradições, possibilitou às crianças e jovens no país maiores níveis de escolaridade. Entretanto, esta expansão não se traduziu na garantia da qualidade do ensino pelas instituições escolares. Um problema inerente no cenário atual está relacionado com a ausência de dados e referenciais nacionais sobre o novo público que se encontra nas escolas brasileiras, especialmente no nível do ensino médio. De encontro a isto, o objetivo deste artigo é analisar o fenómeno da progressividade no perfil socioeconômico de estudantes que realizaram o ENEM no Brasil, numa série histórica de 1998 a 2014. A pesquisa foi feita utilizando os dados disponibilizados pelo INEP acerca de um questionário aplicado a todos(as) os(as) estudantes que realizaram o ENEM neste período. Um dos grandes desafios colocados às políticas educacionais para o ensino médio no Brasil vai ao encontro de uma parte dos objetivos deste trabalho: a necessidade de se adequar as propostas educativas à realidade vivenciada por estudantes em seu contexto socioeconômico, cultural, escolar e de trabalho, nas diferentes regiões do Brasil.