Estudo comparativo da participação, interação e comunicação em díades com crianças com atraso de desenvolvimento e com crianças com desenvolvimento típico durante uma tarefa construção

Autores

  • Bruno Veiga Escola Superior de Educação de Lisboa
  • Isabel Fernandes
  • Otília Sousa
  • Clarisse Nunes
  • Marina Fuertes Escola Superior de Educação de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3512

Palavras-chave:

Tarefas de construção conjunta, Interação adulto-criança, Comunicação, Participação, Atraso Global do Desenvolvimento

Resumo

Desde o nascimento, todas as crianças têm direito à plena inclusão social. A participação em tarefas colaborativas contribui para inclusão. Neste estudo participaram 14 díades com crianças com atraso global de desenvolvimento e 14 díades com crianças com desenvolvimento típico emparelhadas com sexo e idade. Cada díade foi observada independentemente na situação Tandem (uma observação filmada semilivre), sendo pedido aos participantes, que realizassem em 20 minutos, um produto à sua escolha, com materiais e ferramentas que se encontravam ao seu dispor. Pretendia-se descrever e comparar nos dois grupos de estudo: i) a autoria e participação da criança através da descrição do produto; ii) a qualidade dos comportamentos interativos do adulto através da aplicação das escalas Tandem; iii) a qualidade dos comportamentos comunicativos do adulto por registo de frequências; e iv) conhecer as estratégias usadas pelo adulto durante a atividade através da descrição dos comportamentos em narrativas. As crianças com problemas de desenvolvimento receberam menos oportunidades simbólicas (o adulto usou linguagem mais concreta e direcionou a concretização para objetos concretos), de participação ativa (a maioria da autoria dos produtos foi do adulto) e de reconhecimento (elogios) do que as restantes. Em suma, o comportamento e comunicação do adulto variou nos dois grupos de estudo.

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Publicado

2020-02-26

Como Citar

Veiga, B., Fernandes, I., Sousa, O., Nunes, C., & Fuertes, M. (2020). Estudo comparativo da participação, interação e comunicação em díades com crianças com atraso de desenvolvimento e com crianças com desenvolvimento típico durante uma tarefa construção. Sensos-E, 7(1), 99–110. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v7i1.3512