Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3463

Abstract

This is the second issue of the sixth volume of Sensos-e journal. This is a special issue dedicated to the InterNetWorking Conference - Intercultural week 2019 (INW19), an international scientific event organised by the International Relations Office of the School of Education - Polytechnic of Porto and inED - Centre for Research and Innovation in Education, which brought together teaching and non-teaching staff, including researchers, working in the field of education, in order to share, discuss and reflect on topics related to the macro theme “Networking in Education” from 9-12 April 2019. [...]

Author Biography

Mário Cruz, P.PORTO-ESE/ INED

Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz é Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde leciona Espanhol como Língua Estrangeira, Literaturas e Culturas Hispanoamericanas, Recursos Didáticos no Ensino de Línguas Estrangeiras e supervisiona a prática pedagógica de futuros professores. É também investigador/membro integrado no CIDTFF da Universidade de Aveiro. Sendo profissionalizado nos grupos de recrutamento 120 - Inglês, 220 - Português e Inglês, 330 - Inglês, 340 - Alemão, 350 - Espanhol e 910 - Educação Especial, exerceu como professor em escolas públicas do ensino básico e secundário, desde o ano escolar de 2001-2002 até ao ano escolar de 2013-2014. Também colaborou na Escola Superior de Educação ide Paula Frassinetti (de 2003 a 2012), como Professor Adjunto (equiparado), lecionando Língua Inglesa, Didática da Língua Inglesa, Tecnologias da Informação e Comunicação em Educação, Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva, Tecnologias Educativas no Ensino de Inglês, Questões Aprofundadas de Intervenção Diferenciada, entre outras. É doutor em Didáctica e Formação pela Universidade de Aveiro e mestre em Didática de Línguas (Universidade de Aveiro), Ensino de Inglês e Espanhol no Ensino Básico (Politécnico do Porto - Escola Superior de Educação) e Ensino de Inglês e Espanhol no 3º CEB e Ensino Secundário (Universidade de Aveiro). A sua tese de doutoramento e dissertações de mestrado têm como principal enfoques: a hiperpedagogia crítica, a abordagem intercultural e plurilingue, o uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem e as variedades linguísticas e culturais. Neste momento é coordenador do projeto de investigação CLIL 4 U - implementação, monitorização e avaliação de projetos de ensino bilingue no INED - Centro de Investigação e Inovação em Educação. Publicou 24 artigos em revistas especializadas, 11 trabalhos em atas de eventos e possui 3 livros e 3 capítulos de livros publicados, para além de ter apresentado 33 comunicações em congressos nacionais e internacionais. Nas suas atividades profissionais interagiu com 33 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Até ao momento, orientou 22 dissertações de mestrado e 17 monografias de cursos de Licenciatura ou Pós-graduação nas áreas de Ciências da Educação e Línguas e Literaturas. Também tem exercido funções como membro de júris de provas de doutoramento (2), mestrado (43) e monografias de final de curso de Pós-graduação (24). Neste momento, encontra-se a fazer o seu segundo doutoramento em Estudos Linguísticos na Facultad de Filología y Traducción da Universidade de Vigo, onde pertence ao grupo de investigação em Linguística Hispânica

Published

2019-09:-17

How to Cite

Cruz, M., & Pinto, C. (2019). Editorial. Sensos-e, 6(2), 1–2. https://doi.org/10.34630/sensos-e.v6i2.3463

Issue

Section

Editorial