Artigo
Foreword
Mário Rui Domingues Ferreira da Cruz, Cristina Maria Falcão Severo Ferreira Pinto Mendes de Freitas
Politécnico do Porto / ESE (Portugal)
Prefácio
Os estudos sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico têm sido particularmente relevantes no contexto educacional português. Na verdade, o ensino de línguas tem sido estimulado por diferentes políticas da União Europeia e, nos últimos anos, temos testemunhado um grande avanço no conhecimento e nas práticas relacionadas com este campo e nível de ensino. Este desenvolvimento ocorreu, em grande parte, devido à introdução do ensino de Inglês como Língua Estrangeira no 1º Ciclo do Ensino Básico, através da publicação do Despacho n.º 14753/05, de 5 de julho, que aprovou a generalização do programa de ensino de inglês neste nível educativo. Mais recentemente, com a publicação do Decreto Lei n.º 176/2014, de 12 de dezembro, a língua inglesa tornou-se parte do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico com estatuto obrigatório, a partir do 3º ano de escolaridade.
Devido a estas mudanças, nos últimos anos em Portugal, verificou-se um crescimento generalizado na oferta de ensino do inglês. É importante salientar que uma atividade desta escala tenha investigação que a sustente. O Politécnico do Porto e o inED orgulham-se de contribuir a este nível.
Mais de dez instituições de ensino superior (IES) portuguesas estão ativamente envolvidas no ensino de inglês no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico, na formação de professores e na investigação, e todos os anos, centenas de professores e milhares de estudantes beneficiam da experiência destas IES. Em 22 de setembro de 2017, professores e investigadores do ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico do contexto português reuniram-se para partilhar, discutir, refletir e desenvolver as suas ideias em torno dos seguintes tópicos: avaliação, colaboração e estratégias de cooperação, pedagogia de gamificação abordagens interculturais e plurilingues, pedagogias multissensoriais, storytelling e, ainda, necessidades educativas especiais.
Os artigos de investigação presentes nesta coleção são o resultado do trabalho promovido por professores, professores-estagiários e / ou formadores de professores, e envolvem a discussão de investigação baseada em sala de aula e suas práticas reflexivas. Por um lado, esta investigação provém da necessidade de sistematizar ideias no que concerne este campo de especialização. Por outro lado, é o resultado da necessidade de dar voz aos que estiveram envolvidos na promoção da aprendizagem e ensino de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. Esta coleção e a investigação que a sustenta fazem parte de um portfólio de atividades, através das quais o Politécnico do Porto e o inED contribuíram para a investigação em educação e desenvolvimento profissional.
Ao longo das últimas décadas temos oferecido diferentes cursos e graus, que foram considerados modelos de bom desenvolvimento profissional e de prática de sala de aula. As publicações incluídas neste volume estão disponíveis on-line , e visam contribuir para uma visão de conjunto mais ampla de investigação docente presente na nossa base de dados da revista Sensos-e.
Gostaríamos de agradecer aos colegas e mentores do passado e do presente que contribuíram para a investigação neste campo de especialização, sobretudo ao (não esquecido) Américo Dias e à Isabel Brites.
Os trabalhos presentes neste número especial foram avaliados por um painel de investigadores especialistas na área de Didática de Inglês, Linguística e/ou Ciências Sociais.Gostaríamos de agradecer a todos os que desempenharam este papel de suma importância, nomeadamente: Ana Raquel Simões, Universidade de Aveiro; Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro; Celda Choupina, Politécnico do Porto; Manuel Bernardo Canha, Politécnico do Porto; Flávia Vieira, Universidade do Minho; Gabriela Trevisan, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; José António Costa, Politécnico do Porto; Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho; Mário Cruz, Politécnico do Porto; Miguel Cuevas Alonso, Universidade de Vigo; Miguel Santos Rego, Universidade De Santiago de Compostela; Miguel Prata, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Rui Bessa, Politécnico do Porto; Teresa Gonçalves, Politécnico de Viana do Castelo; Sofia Araújo, Universidade do Porto; Sandie Mourão, Universidade Nova de Lisboa; Susana Martins, Politécnico do Porto.
Acima de tudo, agradecemos aos nossos amigos e colegas de todo o país que participaram no Encontro PEEP e que também contribuíram com artigos para este número especial da Sensos-e.
Foreword
Studies in the teaching-learning process of languages in primary education have been particularly important in the Portuguese educational context. In fact, language teaching has been promoted by different European Union policies, and in recent years, we have witnessed a great advancement in knowledge and practices related to the teaching-learning process of languages in primary education. This development was in a large part due to the introduction of the teaching of English as a Foreign Language in the 1 st Cycle of Basic Education, through the publication of the Dispatch no. 14753/05, of July 5, which approved the generalization of English teaching’s programme at this level of education. More recently the English language has become part of the Primary Teaching curriculum as a compulsory subject from the 3 rd grade on, following the publication of the Law Decree number 176/2014 of December 12.
Due to these changes there has been a widespread boom in the teaching of English over the last years in Portugal. It is important to note that an activity of this size and scale has a support research basis. The Politécnico do Porto and inED are proud to be a part of this.
Over ten Portuguese higher education institutions (HEI) are actively engaged in Primary English Language Teaching, teacher training and research and every year hundreds of teachers and thousands of students benefit from the expertise of these HEI and training providers. On 22nd September 2017, teachers and researchers of Primary English Teaching from Portugal gathered together to share, to discuss, to reflect on and to develop their ideas in a wide range of topics, such as: assessment, collaboration and cooperative strategies, the gamification pedagogy, intercultural and plurilingual approaches, multi sensorial pedagogies, storytelling and even special needs education.
Each piece of research in this collection has been led by a teacher, teacher-trainee and/or teacher-trainer, and involves the discussion of classroom-based research and reflective practice. One the one hand, the research comes from the need to systematize ideas with regards to this field of expertise; on he other hand, it is the result of a necessity to give voice to those who have been involved in the promotion of Primary English Language Learning and Teaching.
This collection and the research underpinning it is part of a portfolio of activities in which the Politécnico do Porto and inED have contributed within educational research and professional development.
We have had different courses and degrees, which have been considered as models of good professional development and of classroom practice. The publications included in this volume are available online and aim at collecting a wider body of teaching research in our directory.
We would like to thank the colleagues and mentors from the past and the present who have contributed towards research in this field of expertise, especially the late Américo Dias and Isabel Brites. The papers were evaluated under a panel of highly-qualified English Language Teachers, Linguistics and Social Science researchers and we thank and appreciate those who have performed this vital role: Ana Raquel Simões, Universidade de Aveiro; Ana Isabel Andrade, Universidade de Aveiro; Celda Choupina, Politécnico do Porto; Manuel Bernardo Canha, Politécnico do Porto; Flávia Vieira, Universidade do Minho; Gabriela Trevisan, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; José António Costa, Politécnico do Porto; Maria Alfredo Moreira, Universidade do Minho; Mário Cruz, Politécnico do Porto; Miguel Cuevas Alonso, Universidade de Vigo; Miguel Santos Rego, Universidade De Santiago de Compostela; Miguel Prata, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti; Rui Bessa, Politécnico do Porto; Teresa Gonçalves, Politécnico de Viana do Castelo; Sofia Araújo, Universidade do Porto; Sandie Mourão, Universidade Nova de Lisboa; Susana Martins, Politécnico do Porto. Above all we thank our friends and colleagues from all over the country who have participated in the first PEEP meeting and have also contributed with papers to this Sensos-e special number.